top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

11 benefícios do Yoga apoiados pela ciência

Atualizado: 20 de mar. de 2022

Que a prática regular de exercícios físicos faz bem pra saúde, todo mundo já sabe. Embora a mídia possa nos fazer pensar que o yoga é só sobre posturas físicas, a totalidade do yoga inclui uma ampla gama de práticas contemplativas e autodisciplinares, como meditação, mantras, oração, respiração, ritual e até ação altruísta. Confira abaixo razões para sair do sofá agora mesmo e se beneficiar com a prática diária de Yoga.


1- Yoga ajuda a reduzir a inflamação

Uma revisão examinou 15 estudos de pesquisa e encontrou um resultado comum: Yoga reduziu os marcadores bioquímicos de inflamação em várias condições crônicas. Doenças cardíacas, diabetes, artrite, doença de Crohn e muitas outras condições estão ligadas à inflamação prolongada.


2- Yoga pode melhorar o funcionamento cardiovascular

Pranayama, muitas vezes referido como “respiração yogi”, é um aspecto importante e benéfico do yoga. O Journal of Ayurveda and Integrative Medicine publicou uma revisão de 1.400 estudos analisando os efeitos gerais do pranayama. Especificamente, a pesquisa resumida na revisão descobriu que o sistema cardiovascular se beneficiou muito ao controlar o ritmo da respiração, como evidenciado por mudanças favoráveis ​​na frequência cardíaca, diminui o risco de acidente vascular cerebral, controla a pressão arterial.


3- Yoga melhora o tônus muscular e aumenta a autoestima

Ajuda você ter um corpo mais bonito e a se sentir melhor com ele. Também aumenta a sua disposição para as atividades diárias até mesmo no ambiente de trabalho.


4- Yoga ajuda a aliviar o estresse

A ciência apoia que o yoga, e especialmente os asanas, são excelentes para reduzir o estresse. Mas lembre-se – a prática física é apenas um aspecto do yoga. Meditação, trabalho de respiração e mantras, também demonstraram diminuir significativamente a tensão e aliviar o estresse.


5- Yoga melhora a saúde mental

Com a liberação de um hormônio chamado serotonina, a prática de Yoga ajuda a diminuir os riscos de depressão e, consequentemente, causa bem-estar tanto físico quanto emocional.


6- Yoga melhora a qualidade do sono e previne insônia

Segundo especialistas do assunto, quem pratica Yoga pelo menos 2x na semana consegue dormir por mais tempo e ter um sono mais profundo.


7- Yoga melhora o foco, concentração e memória

Praticar yoga te torna mais eficiente com o seu tempo, ajudando você a ficar relaxado e focado. Uma prática de Yoga pela manhã te energiza, aumentando sua ingestão de oxigênio e estimulando o fluxo de sangue em todo o seu corpo, principalmente no cérebro, aumentando o foco, concentração e memória.


8- Yoga melhora o equilíbrio

O equilíbrio não é importante apenas quando você está tentando ficar em uma perna na postura da árvore na aula de Yoga. Também é essencial para movimentos simples do dia a dia, como pegar algo do chão, alcançar uma prateleira e descer escadas. Alguns estudos demonstram que o yoga melhora o equilíbrio e o desempenho geral em atletas.


9- Yoga melhora a flexibilidade postura corporal

Yoga lubrifica, alonga e fortalece a coluna vertebral, levando a uma melhor postura, alívio da dor nas costas e prevenção de lesões medulares graves. O foco do yoga na mobilidade e flexibilidade pode contribuir para um melhor alinhamento, liberando músculos que geralmente estão tensos, como os isquiotibiais, e melhorando a mobilidade da coluna


10- Yoga pode melhorar a saúde óssea

Muitas posturas na ioga são contrações isométricas, o que significa que o comprimento dos músculos que sustentam a postura não muda, embora estejam totalmente engajados. Exercícios isométricos foram encontrados para aumentar a densidade óssea. Yoga asana também pode reverter a perda óssea associada à osteopenia e osteoporose. Um estudo mostrou que apenas 12 minutos de Yoga por dia podem melhorar significativamente a saúde óssea.


11- Yoga melhora a qualidade de Vida

A qualidade de vida é percebida através da sensação de bem-estar, satisfação das necessidades e expectativas e do estado de motivação do indivíduo. Quando praticamos yoga nos sentimos mais motivados pois a confiança interior é cultivada e as cobranças são amenizadas o que reduz as frustrações.


Pratique somente com orientação de um instrutor profissional para evitar lesões.

E ai, vamos praticar?

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page