top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Muladhara - o chakra base

A palavra Chakra em sânscrito significa roda. Em tradições antigas como Ayurveda, Yoga, Meditação, práticas como reiki e até em algumas culturas orientais como o Hinduísmo e o Budismo, os Chakras podem ser entendidos como centros de energia, agindo como antenas, emitindo e captando os sinais de energia vital em pontos específicos do nosso corpo.

simbolo do chakra raiz: uma lótus de quatro pétalas com um quadrado ao centro e um triangulo invertido

O primeiro chakra, muladhara, ou “chacra raiz”, atua como a raiz do corpo.

O primeiro chakra, Muladhara, é também conhecido como chakra Raiz, ou chakra Base. Está localizado na base da coluna vertebral. “Muladhara” significa raiz e está associado ao elemento terra, ligado à sua capacidade de se aprofundar e se sentir firmemente enraizado em sua vida. Sua cor associada é o vermelho, daí suas ligações com a terra.


Este chakra tem uma energia chamada “fogo serpentino” ou “kundalini”, que pode ser entendida como uma serpente enroscada e adormecida na base da coluna e, que ao ser despertada, expande de forma extraordinária nossa consciência subindo ao longo do corpo vitalizando os outros Chakras.


Kundalini é a potencialidade que todos nós temos e somos capazes de ser. Esse Chakra se relaciona com o mundo material e experiências terrenas: dinheiro, alimentação, viagens, lar, segurança, sobrevivência, sexo. É também relacionado à nossas raízes e vínculos.

“Qualquer árvore que queira tocar os céus, precisa ter raízes tão profundas ao ponto de tocar os infernos.” - Jung

Essa centro de energia está associada à sua sensação de segurança, relacionamentos familiares e sensação de estar em casa. Quando a energia flui através do primeiro chakra, você se sente firmemente ancorado em si mesmo e no mundo ao seu redor.


Sinais de energia bloqueada no Muladhara


Sinais físicos

Quando seu primeiro chakra está desalinhado, você pode sentir dor nos intestinos e na parte inferior do corpo. Esse desalinhamento pode se manifestar no corpo físico de várias maneiras, incluindo:

  • Constipação

  • Dor pélvica

  • Incontinência

Sinais mentais

Ao trabalhar com o chakra da raiz, pense em seu relacionamento consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. Onde você se sente fundamentado? Quando você se sente calmo e estável? Quando seu chakra raiz está bloqueado, você pode experimentar alguns dos seguintes:

  • Dificuldade de criar vínculos com lugares e pessoas

  • Incapacidade de agir

  • Sentimentos de ansiedade e depressão

  • Medo associado ao abandono e à sobrevivência,

  • Dificuldade de experimentar o novo

  • Insegurança

  • Negação das necessidades materiais

  • Ganância

Razões para alinhar seu chacra raiz

Quando seu primeiro chakra estiver alinhado, você será capaz de aproveitar sua capacidade de manter uma energia calma e estável no corpo e na mente. Você se sentirá ancorada e confortavelmente situada em seu corpo e no mundo ao seu redor. O estresse sobre seu senso de pertencimento se dissipará. Quando tiver certeza de que suas necessidades básicas serão atendidas, você poderá se concentrar em seus relacionamentos e objetivos pessoais.


Como sintonizar seu chakra raiz

Para começar a alinhar seu chacra raiz, experimente uma prática de Yoga focada no chakra raiz para cultivar uma sensação de aterramento em seus pés, pernas e assoalho pélvico. Esta prática pode incluir alongamentos intensos, agachamentos profundos e posturas sentadas para conectá-lo à terra. Agende sua aula comigo!


Experimente Graunding

pés no chão de pedra para se conectar ao chakra base

A prática de grounding (aterramento, em português) é uma técnica que consiste em conectar a mente e o corpo com o ambiente ao redor, buscando reduzir a ansiedade e o estresse. Colocar os pés tocando o chão, a terra ou a grama é uma forma comum de praticar o grounding. A ideia é se conectar com a natureza e usar a terra como uma fonte de energia e equilíbrio.


A prática de colocar os pés no chão pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a tensão muscular. Isso ocorre porque o contato com o solo ajuda a descarregar as cargas elétricas que se acumulam no corpo, causadas por dispositivos eletrônicos e pelo ambiente em que vivemos.

pés descalço na terra para se conectar ao chakra

Ao tocar os pés no chão, respire fundo e concentre-se nas sensações que surgem ao tocar a terra ou a grama, como a textura, a temperatura e a pressão. Praticar o grounding dessa maneira é uma forma simples e acessível de promover o equilíbrio e a harmonia entre mente, corpo e natureza.


Os benefícios de equilibrar o chakra da raiz

Ao trabalhar para alinhar o chakra da raiz, você permitirá que a energia flua livremente por seu corpo, estabelecendo sua conexão com a terra e seus arredores. Você pode sentir um maior apego a si mesmo e à sua casa ao se ancorar - física, mental e emocionalmente.


Resumo:

  • Nome: Muladhara – Raíz

  • Lema: colocar as coisas em ordem

  • Elemento: Terra

  • Sentido: Olfato

  • Mantra: LAM

  • Cor: vermelho

  • Afirmação: Eu sou segura

757 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page