top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Asana: Sarvangasana - Postura da vela

Atualizado: 18 de out. de 2020

Popularmente conhecida como postura da vela, é uma postura invertida sobre os ombros e a tradução correta seria postura de todos os membros onde Sarva significa todo, anga significa partes ou membros e asana, postura. Realmente é uma postura que envolve todo o corpo.



Sarvangasana oferece tantos benefícios que recebeu o título de "postura rainha" do yoga. Indicada para quem sofre de insônia e precisa de um sono profundo, pode ser feita em qualquer horário do dia, não necessariamente no período da noite pois num contexto geral ela energiza todo o nosso corpo. O mestre BKS Iyengar aponta Sarvangasana como uma das posturas mais importantes e curativas do Yoga.


Benefícios:


  • Pela pressão do peito contra o queixo esta postura estimula a glândula tiroide, equilibrando os sistemas circulatório, digestivo, reprodutivo, nervoso e endócrino.

  • Melhora a digestão.

  • Ajuda a aliviar sintomas da menopausa.

  • Devido ao aumento do fluxo de sangue ao cérebro, ela também tranquiliza a mente, alivia estresse mental e emocional, o medo, dores de cabeça, insônia e depressão.

  • A glândula timo também é estimulada ativando o sistema imunológico.

  • A respiração abdominal é induzida, aumentando a troca de ar no corpo reduzindo o cansaço e massageando os órgãos abdominais.

  • Alivia a pressão gravitacional sobre os músculos anais, aliviando hemorroidas.

  • Ela tonifica as pernas, o abdômen, glúteos e os órgãos reprodutivos, drenando sangue e fluidos estagnados, e aumentando a circulação nessas áreas.

  • A flexibilidade das vértebras do pescoço é melhorada e os nervos que passam através do pescoço ao cérebro são tonificados. A circulação é aumentada nessa área em geral, revitalizando ouvidos, olhos, amídalas, prevenindo e aliviando problemas de garganta e nariz.

  • No nível físico, é uma postura que ajuda a resfriar o corpo, incentiva a limpeza do fluxo sanguíneo pelo corpo todo além de aliviar dores nas costas e tonifica abdome, glúteos e costas.

  • No nível emocional é uma postura que promove uma sensação de calma interior. Por esse motivo é indicada para aliviar sintomas de ansiedade e depressão.




Nesta foto estou executando uma variação da postura Sarvangasana com um dos joelhos flexionados. Sendo assim, em sânscrito Pada Akunchanasana Salamba Sarvangasana. Ela não está descrita nos livros antigos, mas nem por isso deixo de praticá-la. Gosto de ouvir o que o corpo me pede pra fazer e criar minhas próprias variações.



Eka Pada Sarvangasana - Eka Pada significa "um pé". Portanto essa postura é a vela com um pé.



As variações e modificações nas posturas são bem-vindas para explorar os movimentos do corpo e trazer mais consciência corporal. Todas as variações trabalham a busca pelo autoconhecimento por meio da filosofia e da meditação. Esse é o objetivo maior da prática. Use a criatividade nas posturas.


Essas posturas são de nível intermediário à avançado. Execute somente com o acompanhamento de um instrutor experiente.


Algumas contraindicações:

-Hipertensão

-Glaucoma

-Hérnia Cervical

-Enxaqueca


*Essa é uma postura que possui contraindicações. Não pratique sem a orientação de um instrutor.

438 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hot Yoga

bottom of page