top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Saucha - A purificação do Yoga

Os niyamas (observâncias/compromissos pessoais) são o segundo membro dos Oito Membros do Yoga de Patanjali, e saucha é o primeiro dos 5 niyamas. Saucha costuma ser traduzido como 'limpeza', mas isso não significa apenas limpeza física. Saucha significa limpeza do corpo, mente, espírito e ambiente, tudo ajudando a nos direcionar para uma vida pura e positiva.



O termo "Saucha" em sânscrito pode ser traduzido literalmente como "pureza", "limpeza" e "clareza", e abrange a limpeza do corpo, bem como a pureza da mente. Este niyama lembra a pessoa para viver uma vida saudável e manter o corpo e a mente puros. Alimentação saudável, higiene pessoal e autocuidado também são considerados saucha.

Saucha significa limpeza do corpo, mente, espírito e ambiente, tudo ajudando a nos direcionar para uma vida pura e positiva.

Quanto mais puro, ou mais sattvico se tornar o corpo-mente, mais sensível nós ficamos às influências externas e, às vezes, essa hipersensibilidade possibilita que percebamos o efeito "contaminador" que outras pessoas, impuras, exercem em nosso corpo-mente. Por esse motivo, muitas autoridades tradicionais do Yoga recomenda que o praticante sério minimize seu contato social. Quando Saucha é alcançada, o Yogi não terá mais a ilusão da importância de seu corpo e perderá o desejo de interagir com outros corpos. O contato constante com outras pessoas e o contato físico são uma barreira para alcançar a Saucha.


Praticando Saucha no Yoga

O texto tradicional Hatha Yoga Pradipika descreve técnicas de limpeza muito específicas chamadas shatkarmas (também conhecidos como Kriyas) que ajudam a limpar o corpo e a mente.


  • Neti - limpeza nasal, incluindo jala neti e sutra neti;

  • Dhauti - limpeza do trato digestivo;

  • Nauli - limpeza e massagem abdominal;

  • Bhasti– limpeza do cólon;

  • Kappalabhati - purificação e vitalização dos lobos frontais;

  • Trataka - limpeza dos globos oculares e canais lacrimais;

  • Danta kriya - limpeza dos dentes.


Além dessas técnicas, os praticantes são incentivados a manter seus corpos, acessórios de Yoga e o espaço onde praticam limpos. Saucha ajuda a melhorar a concentração e a consciência.


Praticando Saucha no dia a dia

Saucha fora do tapete encoraja a pessoa a manter seu ambiente limpo, sua mesa de trabalho, sua casa, seu carro. Quando seu quarto ou casa está uma bagunça, sua mente também pode parecer um pouco bagunçada e confusa. Quando estamos cercados por um ambiente limpo, no entanto, temos a sensação de ter espaço para respirar, então provavelmente nos sentiremos muito melhores e com mais clareza mental. Praticar saucha nos pensamentos também é incentivado na vida cotidiana e nos ensina a manter a mente calma, centrada e em paz.


Praticando Saucha na dieta

Comer de forma saudável e orgânica é considerado o mais “limpo” para nós. Se os alimentos contêm muitos conservantes, aditivos e pesticidas, nosso corpo tem que trabalhar duro para desintoxicar e eliminar esses produtos químicos não naturais antes mesmo de ser capaz de absorver a bondade do que comemos e bebemos.


Praticando Saucha na mente

Pensamentos 'puros' significa apenas não pensar mal! Cada um de nós tem uma escolha em como agir e, ao direcionar nossos pensamentos para a positividade, podemos adicionar positividade às nossas próprias vidas e ao mundo ao nosso redor.

Esse conceito se aplica a praticamente todos os yamas e niyamas; nossas mentes são muito poderosas e o que escolhemos fazer com elas tem a capacidade de causar um grande impacto. Um pensamento "impuro" pode julgar alguém mal, pode vir na forma de julgar a si mesmo por não atingir uma meta no trabalho, ou podem surgir impurezas quando ficamos com raiva, estressados, preocupados ou com medo de uma situação.


A autopurificação leva a uma disposição alegre, ao foco, concentração mental, domínio sobre os sentidos e à capacidade da visão do Si Mesmo. Essa última, implica uma mente pacífica, abre a visão interior para a realidade espiritual oculta por trás de todas as atividades mentais.

887 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page