top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Trataka - meditar com velas

Pode ser difícil para alguns entrar em meditação e se desconectar dos pensamentos e preocupações. Olhar para a vela praticando trataka, é uma forma de dar aos seus olhos algo em que se fixar a atenção, para que você possa se concentrar mais em sua meditação. Você consegue realizar essa prática sozinho, mesmo que tenha pouca ou nenhuma experiência com meditação.



Trataka é um dos SHATKARMA - os seis processos de limpeza. Shat (seis), Karma (ação). As seis ações que geram a purificação do corpo, preparando-o assim, para a prática de asanas e pranayamas. Trataka é portante a purificação dos olhos, canais lacrimais e, como meditação podemos dizer que é também a purificação da mente, pois ajuda a eliminar a turbulência de pensamentos.


Trataka sadhana, que se traduz livremente como "ritual de contemplação", é uma prática que acredita-se fortalecer o chakra do terceiro olho, bem como aprofunda as práticas de meditação em geral.


Quando conseguimos levar essa prática para o nosso dia a dia - focar a atenção em uma única coisa - todas as áreas de nossa vida melhoram pois adquirimos mais clareza e um senso de consciência mais forte.

Usar a chama de uma vela para meditar, ajudar a aliviar sua mente da turbulência de pensamentos, melhora não só o foco e concentração mas também o sono.


Conectar-se ao elemento fogo pode ajudá-lo enquanto medita. O elemento fogo é uma ferramenta poderosa para a transformação. Sua vela de meditação pode te ajudar a aproveitar essa energia para inspirar o crescimento pessoal. E não é à toa, o ambiente que as velas criam é relaxante e introspectivo.


Um estudo descobriu que os participantes idosos que praticavam trataka sadhana por um mês melhoraram significativamente a função cognitiva em comparação com o grupo de controle.


Uma das coisas mais legais sobre meditações com velas é que você não precisa de muito mais do que uma vela (e qualquer outra coisa que você goste de usar para elevar suas meditações). Recomendo selecionar uma vela que foi cuidadosamente criada com ingredientes e aromas naturais que irão aprimorar seu ambiente de meditação. Também é uma boa ideia escolher velas que queimam lentamente.


  • Sente-se em um lugar tranquilo, onde não seja perturbado.

  • Acenda sua vela.

  • Diminua as luzes do ambiente, se puder.

  • Fixe o olhar na chama da vela.

  • Tente não piscar, até lacrimejar.

  • Feche os olhos

  • De olhos fechados, direcione o olhar para o ponto entre as sobrancelhas.

  • Continue a imaginar a chama da vela em sua mente.

  • Quando a imagem da chama da vela desaparecer de sua mente, continue observando através de suas pálpebras o suave brilho laranja da vela.

  • Quando se sentir pronto, pode abrir os olhos novamente.


Dicas para meditação com velas:


1. Use sua intuição.

Use sua intuição para guiar seus rituais de meditação. A meditação é uma prática pessoal introspectiva que não é única para todos. Se desejar, você pode se cercar de cristais e outros objetos espirituais que você preferir e criar o ambiente de que precisa para se conectar com níveis mais profundos de conexão e compreensão.


2. Não se preocupe se os pensamentos ainda estiverem surgindo.

Ninguém nunca disse que a meditação era fácil e, embora, sim, olhar a vela possa ajudá-lo a manter o foco e a concentração, é preciso prática. Os pensamentos ainda podem surgir, e o segredo é observá-los sem julgamentos e sem se identificar com eles. Mantenha o olhar na vela, continue respirando profundamente e, quando sua mente divagar, saiba que está tudo bem, deixe os pensamentos irem e volte a atenção para a chama da vela.


3. Contraindicações

Evite essa técnica se possuir algumas dessas condições: glaucoma, tracoma, catarata, deslocamento de retina, trombose nas artérias ou veias da retina, irite, queratite e conjuntivite consulte um especialista em olhos antes de iniciar essas práticas


4. Existem tantos tipos de meditação por aí e encontrar a meditação que funciona para você, te ajudará a mergulhar mais profundo em sua prática. Se olhar para uma vela for fácil, pode ser a meditação certa para você.

637 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page