Yama: Aparigraha - o desapego
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Yama: Aparigraha - o desapego

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Aparigraha é o último das 5 disciplinas morais (Yamas) do Ashtanga Yoga de Patanjali. A palavra vem do sânscrito onde “a” é um prefixo que significa "não"; pari significando "por todos os lados"; e graha , que significa “pegar” ou “agarrar”. Portanto, Aparigraha se traduz como "não pegar[ter] mais do que o necessário", popularmente traduzido como não ganância e desapego.



Aparigraha é um dos ensinamentos centrais do texto Yogi, o Bhagavad Gita, no qual Krishna compartilha um dos ensinamentos que talvez possam ser a lição mais importante de todas a aprender que é se preocupar apenas com a ação, e nunca com os frutos da ação. Não deixar que os resultados de sua ação sejam seu motivo e não se apegar à inação.


Aparigraha se assemelha ao estilo de vida minimalista: devemos viver com consciência e somente com aquilo que é necessário. Mahatma Gandhi disse: "A Terra fornece o suficiente para satisfazer as necessidades de todos os homens, mas não a ganância de todos os homens". Esse Yama é uma forma de autocontrole que evita a cobiça e ganância pelas quais o ganho material destrói e machuca as pessoas, outros seres vivos ou a natureza em geral.


Os outros Yamas de Patanjali são:


Aparigraha na aula de Yoga:

Não se apegue aos resultados da sua prática. Não tenha a ganancia da performance machucando seu corpo para conseguir chegar à perfeição. Não cobice ser melhor do que o colega que está no tapetinho ao seu lado.


Aparigraha em casa:

Quantas roupas você tem no guarda-roupa que você sabe que nunca mais vai usar? Quantos acessórios, livros e sapatos você tem? Precisa mesmo dessa quantidade de coisas?

Não precisamos da camisa nova que se parece exatamente com a outra que já temos em casa, não precisamos comprar essa almofada nova só porque combina com o novo papel de parede. Definitivamente não precisamos desse carro novo só porque é melhor que o do vizinho.

Quanto mais armazenamos bens materiais, mais nos sobrecarregamos com bagagem não apenas física, mas energética, e mais nos apegamos e nos preocupamos em perder esses bens. Da próxima vez que achar que precisa comprar algo novo, pense um pouco no motivo pelo qual precisa tanto - isso trará felicidade duradoura? Ajudará você a encontrar a paz? Isso ajudará você a viver de uma maneira mais independente e simples?


Aparigraha na alimentação:

Coma moderadamente, coma para nutrir seu corpo e não para satisfazer seus desejos. Não é apenas o quanto comemos que vale a pena considerar, mas também o quanto jogamos fora! Cerca de 30% dos alimentos produzidos no mundo acabam sendo jogados fora, o que equivale a até 2 bilhões de toneladas. Os alimentos atualmente desperdiçados na Europa poderiam alimentar cerca de 200 milhões de pessoas, então por que ainda estamos sendo gananciosos, comprando demais e desperdiçando alimentos?


Aparigraha na mente:

Ficar apegado a um sentimento positivo ou a uma experiência positiva é completamente humano. Felicidade, alegria e paz são emoções importantes a serem sentidas, sim, mas também a tristeza, a raiva e a perda. Experimentar apenas as coisas boas é experimentar apenas metade do que a vida tem a oferecer. A escola da vida existe para nos permitir experimentar e aprender com todos os aspectos do nosso ser, a luz e as trevas, e para viver verdadeiramente, não devemos afastar as coisas que não queremos sentir, mas permitir que elas aconteçam, e saiba que isso também passará. Quando deixamos o momento ser o que é sem se apegar a ele ou tentar afastá-lo, podemos realmente dizer que estamos vivendo naquele momento, permitindo que as coisas venham e vão, sem a necessidade de possuí-lo.


Aparigraha nos oferece tanta liberdade... liberdade de trabalhar e fazer o que amamos sem se preocupar com o resultado, a liberdade de confiar menos em bens externos e materiais para nos trazer felicidade, e a liberdade de experimentar tudo o que a vida tem a oferecer, seja lá o que for.

1.279 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page