top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Yama: Ahimsa - o princípio da não violência

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Yamas são regras de conduta do homem com a sociedade. Yamas lidam com nossos padrões éticos e senso de integridade, focalizando nosso comportamento e como nos conduzimos na vida. Yamas são práticas universais que se relacionam melhor com o que conhecemos como a Regra de Ouro: "Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você".


Yamas são coisas das quais devemos nos abster.

O primeiro Yama é Ahimsa que significa não violência, portanto abstenha da violência.

7 maneiras de incorporar o Ahimsa em sua vida:

  • Respeite seus limites

Não se force a fazer qualquer coisa que pareça perigosa ou errada para você. Isso é se amar, se aceitar e não se violentar, é a prática do não-dano, da não violência com seu corpo. Descanse o suficiente, durma o suficiente.

  • Agressão

Seja agressão física ou verbal. Não violência é muito mais do que agredir fisicamente o outro. Não ofenda com palavras ou pensamentos. Respeite os outros, ouça sem julgar.

  • Seja pacífico, mas não passivo.

Pacífico é quem busca a paz e age com a paz. Passivo é quem não faz nada, quem não age, aceita tudo, não atua, não ajuda a transformar; é quem sofre.

  • Alimentação não violenta

Não só não contribuir com a violência contra os animais, mas também contra o meio-ambiente e principalmente contra nosso próprio corpo e mente. Mesmo que você não siga uma dieta vegana, procure ter uma alimentação mais simples, mais natural, mais saudável não violentando seu corpo com comidas industrializadas e que fazem mal pra saúde.


  • Nas roupas e na moda

Evite comprar roupas de origem animal como couro, lã e seda. Outra forma de praticar ahimsa na moda é investigar se a marca que você está comprando não possui mão de obra escrava e/ou infantil.


  • No trânsito

Às vezes quando alguém te fecha de maneira agressiva no trânsito, você pode testemunhar uma série de pensamentos zangados e negativos correndo pela sua cabeça e talvez alguns deles até saiam da sua boca em forma de xingamento. Pratique ahimsa no transito sendo um motorista calmo e pacífico. Você não sabe como está sendo o dia daquela pessoa, você não sabe se foi apenas uma distração, enfim. Cada pessoa trava uma luta diária e não leve isso para o lado pessoal. Não permita também que alguém que você não o conhece tire sua paz interior apenas por ter fechado você no trânsito.


  • Cuide do planeta

Tente viver cada dia da forma mais ecológico possível. É uma ótima maneira de praticar o ahimsa com a natureza. Suba escadas em vez de elevadores; prefira bicicleta em vez de usar um carro e vá de carona sempre que possível; utilize sacolas reutilizáveis ​ sempre que você for ao mercado; minimize produtos de papel e use recipientes recicláveis; plante árvores; enfim, esteja atento ao usar todos os recursos naturais.


Seja amoroso, respeitoso e gentil com você, com todos os outros seres do planeta e com o meio ambiente. Conte pra mim como você pratica ahimsa no seu dia a dia.


Descubra os outros Yamas:

568 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page