Yoga e qualidade de vida
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Yoga e qualidade de vida

Atualizado: 16 de abr. de 2021

Quando você tem qualidade de vida, você também consegue proporcionar isso para as pessoas que estão ao seu redor. O Yoga pode melhorar a qualidade de vida de três modos:

  • Aplicação terapêutica: reduzindo ou eliminando causas e sintomas de algumas doenças já estabelecidas como enxaqueca, TPM, fibromialgia, etc. Pois a prática libera endorfinas que atuam como anestésico.

  • Método de prevenção: diminuindo o risco de contrair novas doenças

  • Método de Promoção: promovendo saúde e bem-estar.

A qualidade de vida é percebida através da sensação de bem-estar, satisfação das necessidades e expectativas e do estado de motivação do indivíduo. Quando praticamos yoga nos sentimos mais motivados pois a confiança interior é cultivada e as cobranças são amenizadas o que reduz as frustrações.

  • Aumenta a flexibilidade

Esse é o benefício mais obvio. Mas é importante destacar em como a flexibilidade ajuda na qualidade de vida principalmente dos idosos, evitando que eles tenham a mobilidade reduzida, além disso, a flexibilidade muscular retarda o progresso da doença de Parkinson.

  • Aumenta o equilíbrio

Outro benefício óbvio. Melhorar o equilíbrio pode significar menos quedas. Para os idosos, isso se traduz em mais independência e admissão tardia em um lar de idosos ou nunca entrar em um.

  • Constrói força muscular

Apesar de não ser um exercício específico para ganho de massa e músculos, trabalhamos muitas posturas de isometria e sua resistência física é melhorada. A flexibilidade também ajuda a aumentar a amplitude dos seus membros contribuindo para uma melhor execução nos seus movimentos na musculação.

  • Melhora sua postura

De forma geral, ter uma boa postura contribui para uma autoestima elevada, você fica mais ereto, transparecendo maior autoconfiança. Você também fica alguns centímetros maior do que quando está curvado. A má postura gera dor nas costas, nos ombros, cabeça e pescoço. Além disso achata as vértebras podendo causar artrite degenerativa da coluna.

  • Aumenta a circulação sanguínea

As posturas invertidas e de torção contribuem para que seu sistema sanguíneo funcione de forma efetiva levando o sangue venoso (sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônico) de volta ao coração onde pode ser bombeado para o pulmão para receber oxigênio. O Yoga também aumenta os níveis de hemoglobina e glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio para os tecidos. E dilui o sangue tornando as plaquetas menos pegajosas e reduzindo o nível de proteínas promotoras do coágulo no sangue. Isso pode levar a uma diminuição dos ataques cardíacos e derrames

  • Melhora a qualidade do sono

A prática regular de Yoga te ensina a induzir o relaxamento fazendo com que você pegue no sono mais fácil e tenha uma noite de sono restaurador o que significa que você estará menos cansado e estressado e menos propenso a sofrer acidentes e cometer erros.

  • Trabalha o sistema linfático, drena os seus gânglios e aumenta a imunidade

O ato de contrair e alongar os músculos movimenta os órgãos e o entra e sai das posturas de Yoga, aumenta a drenagem da linfa (um fluido viscoso rico em células do sistema imunológico). Isso ajuda o sistema linfático a trabalhar de forma mais eficiente e rápida combatendo infecções, destruindo células cancerígenas e descartando os resíduos tóxicos do funcionamento celular. Ah, além de prevenir processos inflamatórios como as celulites.

  • Reduz o açúcar no sangue

Em pessoas com diabetes, a Yoga reduziu o nível de açúcar no sangue de várias maneiras: diminuindo os níveis de cortisol e adrenalina, estimulando a perda de peso e melhorando a sensibilidade aos efeitos da insulina. Ao diminuir os níveis de açúcar no sangue reduzimos o risco de complicações diabéticas, como ataque cardíaco, insuficiência renal e cegueira.

  • Ajuda você a se concentrar

Um componente importante do Yoga é se concentrar no presente. Estudos descobriram que a prática regular de Yoga melhora a coordenação, o tempo de reação, a memória e até mesmo o QI. As pessoas que praticam a Meditação Transcendental demonstram a capacidade de resolver problemas e de adquirir e recordar melhor as informações.

  • Alivia dor crônica

Após uma prática de Yoga o organismo secreta endorfinas que devido às suas propriedades analgésicas auxiliam de modo terapêutico doenças de dores crônicas como na fibromialgia.

Em pessoas saudáveis essas endorfinas contribuem para uma maior sensação de bem-estar e felicidade.

Mas o Yoga não faz milagres sozinho. A principal influência do Yoga na melhoria da Qualidade de Vida está não na prática por si só, mas na forma em como se pratica e em como a pessoa incorpora esses ensinamentos no seu dia a dia.

Não se preocupe com a performance, com o incenso ou com as músicas tocadas... Na sua prática, tente olhar para dentro de si e tomar as rédeas de sua vida, se vendo como o principal e único responsável por tudo que te acontece.

Não podemos mudar os eventos ao nosso redor, e muito menos temos o controle sobre eles ou sobre qualquer outra pessoa, mas temos o poder para mudar a forma como lidamos com as situações.

Acredito que este seja o melhor e o principal benefício: Criar consciência para a transformação. Yoga e meditação constroem essa consciência. E quanto mais consciente você estiver, mais fácil será se libertar de emoções destrutivas como a raiva. Também aumenta sua capacidade de se afastar do drama de sua própria vida, manter-se firme diante de más notícias ou eventos inquietantes. A consciência traz disciplina e pode ajudar na organização da sua vida diária, também auxilia na busca de hábitos mais saudáveis pois você descobre que sua mente e seu corpo são sagrados.

O praticante que de fato incorpora esses valores tende a ter uma melhor Qualidade de Vida pois sabe manter o equilíbrio mesmo na adversidade.


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page