top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Yoga para terceira idade

Atualizado: 7 de set. de 2020

A proposta das aulas de Yoga para a terceira idade é ajudar o idoso a viver essa fase da vida de forma mais serena e saudável. As aulas trabalham as posturas de forma mais suave adequando-as às limitações e facilidades de cada aluno. 



O Yoga é incrível para pessoas da melhor idade pois melhora a postura, equilíbrio, capacidade de concentração, foco, memória e bem-estar emocional, fortalece os músculos mantendo a massa muscular e ajuda na saúde dos ossos, deixa as articulações mais flexíveis diminuindo a rigidez do corpo além de contribuir com a redução do stress e pressão arterial. O Yoga também ensina como lidar com o estado mental ao testemunhar o envelhecimento do corpo.  Idosos podem se beneficiar tremendamente da prática e aprender como acalmar sua mente e começar a desacelerar na vida. Aulas em grupo também são maravilhosas para uma população mais idosa porque lhes dá um senso de propósito e comunidade.


Veja alguns benefícios:


  • Melhor equilíbrio e postura - Significa menos quedas

A importância do bom equilíbrio para os idosos não deve ser subestimada. Não só é uma das primeiras coisas que começamos a perder à medida que  envelhecemos, é a chave para prevenir quedas - a principal causa de lesão e morte entre os adultos mais velhos. Os movimentos lentos e precisos do Yoga, juntamente com suas posturas fortalecedoras e desafiadoras, ajudam a manter o equilíbrio, melhorar a postura, a mobilidade e a agilidade na velhice.



  • Alívio de Dores

A dor crônica é comum entre os adultos mais velhos, particularmente a dor associada à artrite e problemas nas articulações - mas a Yoga pode oferecer algum alívio natural. Pesquisas relatam que a Yoga pode diminuir a dor, melhorar a mobilidade e melhorar a saúde geral em idosos; e um estudo de 2015 destaca sua capacidade de aliviar a dor e melhorar a vitalidade e o humor em adultos sedentários com artrite.


  • Menos Estresse e Aumento de Energia

O Yoga não beneficia apenas o corpo - tem também um profundo impacto na nossa saúde mental e emocional. Alivia o estresse e reduz os níveis de cortisol. Acredita-se que a respiração lenta e controlada, que é fundamental para a prática de Yoga, diminui a atividade do sistema nervoso, permitindo que uma sensação de calma inunde o corpo e a mente. 


  • Aumento de Força e Resistência Física

Yoga é bem conhecido como um exercício suave, mas eficaz para maior força e flexibilidade. Usando seu próprio peso corporal, você pode aproveitar os benefícios do treinamento de força com menor risco de lesão. E, em uma revisão de 18 estudos, descobriu-se que a Yoga aumenta a força, a aptidão aeróbica e a sensação de bem estar em idosos.


  • Benefícios Cerebrais

Mantenha sua mente afiada enquanto você envelhece simplesmente movendo seu corpo! Pesquisas descobriram que a Yoga pode melhorar tanto a função cerebral quanto a capacidade cognitiva em adultos mais velhos. Praticando hatha Yoga 3 vezes por semana durante 2 meses foi mostrado que pode melhorar a capacidade cognitiva em idosos sedentários. Eles demonstraram pontuações mais precisas em testes de memória, flexibilidade mental e troca de tarefas. 


  • Regula níveis de açúcar no sangue

A flutuação dos níveis de açúcar no sangue é um problema para muitas pessoas, mas com o tempo pode levar a uma variedade de problemas de saúde - incluindo diabetes tipo 2.  Em um estudo, pacientes com idade entre 30 e 60 anos com diabetes tipo 2 foram solicitados a participar de 40 minutos de Yoga diariamente, durante 40 dias. A maioria dos participantes mostrou uma diminuição significativa nos níveis de açúcar no sangue em jejum no final do estudo.


  • Respiração Fácil 

Graças à sua combinação de exercícios respiratórios e posturas de relaxamento, a Yoga pode melhorar a função pulmonar. Exercícios de Yoga específicos foram usados em 86 pessoas com asma  para ajudar a controlar episódios de dificuldades respiratórias - com 70% dos episódios sendo aliviados em 30 minutos. Muitos dos pacientes foram capazes de usar as técnicas que aprenderam para gerenciar episódios futuros, em vez de buscar seus medicamentos.




  • Aumento na Saúde Social

Existe uma grande quantidade de pesquisas para sugerir que a socialização aumenta a expectativa de vida. Sair e se exercitar com outras pessoas em sua área em uma aula de Yoga local pode ajudar a estabelecer um senso de comunidade e amizade.



  • Melhora na Qualidade do Sono

Muitos adultos mais velhos têm dificuldade em adormecer e quando conseguem, permanecem dormindo menos do que as 7 a 9 horas recomendadas por noite. Sessões regulares de Yoga podem fornecer uma alternativa mais segura aos medicamentos, que não são isentos de efeitos colaterais.   Estudos mostraram que adultos mais velhos em casas de repouso que praticam Yoga desfrutam de melhor qualidade de vida e qualidade do sono.


  • Redução da pressão arterial elevada

Você sabia que um em cada três adultos dos EUA sofre de pressão alta ou hipertensão - uma condição séria que pode aumentar o risco de ataque cardíaco, derrame ou insuficiência renal?   Embora a redução da ingestão de sal seja uma maneira infalível de reduzir seu risco, a Yoga é outra. Quando adultos com hipertensão leve a moderada começaram a praticar Yoga diariamente, os pesquisadores descobriram uma diminuição em seus níveis de pressão arterial, açúcar no sangue, colesterol e triglicérides após apenas três meses. Mais impressionante, uma revisão de 17 estudos relatou reduções significativas na pressão arterial graças a três princípios fundamentais do Yoga: posturas, meditação e respiração.


  • Prevenção/Alívio de dores causadas pela osteoporose e artrite

Segundo a National Osteoporosis Foundation, metade dos adultos com 50 anos ou mais correm o risco de quebrar um osso. Atividades de suporte de peso - como Yoga - são fundamentais para preservar a massa óssea. Suas poses e alongamentos de baixo impacto podem ajudar a prevenir a osteoporose ou aliviar a dor dos problemas ósseos existentes. Um estudo de 2009 indica a capacidade do Yoga de construir densidade óssea durante um período de dois anos em idosos com osteoporose. 



227 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yoga Nidra

Comments


bottom of page