Qual Yoga é ideal para você?
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Qual Yoga é ideal para você?

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Yoga é a cessação dos turbilhoes da mente. A meta de todo Yogi é atingir o samadhi onde há essa desidentificação do Eu individual e comunhão com a Consciência Universal, ou espírito.


Apesar da maioria das pessoas pensarem no Yoga como uma prática de exercícios físicos e alongamentos, as posturas de Yoga é a parte mais superficial desse sistema que visa o desenvolvimento dos potenciais infinitos da mente e da alma humana.



Podemos contar com diversos caminhos de Yoga que conduzem a essa meta, cada caminho com sua particularidade. E não há nenhum caminho melhor ou pior do que o outro. Todos são Yoga. Cada pessoa se identifica melhor com determinada linhagem de acordo com a personalidade ou até com o momento que você está passado e nada te impede de seguir vários caminhos, ou começar em um e depois mudar...


Conheça aqui os diferentes tipos de Yoga:


Hatha Yoga: Sistema de posturas físicas sujo propósito maior é purificar o corpo, dando a você consciência e controle de seus estados mentais e psicológicos, te tornando, assim, apto para a meditação. Todos os estilos que possui postura deriva do Hatha Yoga. Porém, cuidado: muitas atividades vendidas como Yoga, não é Yoga.


Karma Yoga: Esse é o Yoga da Ação onde se presta serviço isento de egoísmo aos outros como partes do Eu mais amplo, sem apego aos resultados. A prática de todas as ações é feita com consciência de que Deus é o criador. É a prática dos altruístas.


Mantra Yoga: Repetição de certos sons que representam aspectos particulares do espírito. Pode ser feito com a ajuda de um japa de 108 contas (Japamala é uma espécie de “terço” dos Yogis). Tantra Yoga ou Kundalini Yoga seguem um tipo de mantra Yoga.


Bhakti Yoga: Esse é o Yoga Devocional, devoção e entrega total por meio da qual a pessoa emprenha-se em ver e amar o divino em todas as criaturas e em todas as coisas, como um culto incessante. É o supremo amor a Deus.


Jnana Yoga: É o caminho da sabedoria. Dá ênfase à aplicação da inteligência, discernimento, conhecimento, questionamentos, reflexões e meditação para alcançar a libertação espiritual.


Raja Yoga: ou Yoga Real, é considerado a união de todos os caminhos do Yoga, sistematizado formalmente pelo sábio Patanjali (Ashtanga). Aqui o objetivo é atingir o samadhi através da meditação (kriya), conduta ética, estudos (Jnana) serviço impessoal no mundo (Karma), amor e veracidade (bhakti).


A prática de Hatha Yoga leva ao Raja-Yoga e ajuda o praticante a entrar em comunhão consciente com o divino, atingindo o Samadhi.


E aí, qual Yoga é para você?


91 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page