Yoga para o signo de Áries
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Yoga para o signo de Áries

Atualizado: 3 de abr.

Força, assertividade e uma vibração de guerreiro ou guerreira são marcas registradas de Áries. Veja como cultivar isso em você mesmo com a prática de Yoga inspirada na energia do signo de áries.


Aries Zodiaco

Áries incorpora o arquétipo do guerreiro ou guerreira, é o signo do zodíaco que inicia o ano astrológico. Um signo poderoso e ardente, Áries relaciona-se com coragem e liderança, e lidera com força, resiliência e um aguçado sentido de propósito. O espírito de Áries acende uma faísca dentro de cada um de nós, incitando-nos a acessar nossa assertividade e coragem interiores, e está alinhado com o chakra manipura (plexo solar)


Quando Áries está equilibrado, ele exige uma liderança vinda do coração, impulsionada pelo bem de si mesmo e pelo bem do coletivo. Pouca energia de Áries pode levar à apatia e à falta de motivação. Muita energia de Áries pode levar à impaciência, frustração e incapacidade de desacelerar e descansar. A lição principal é aprender como atiçar o fogo interior sem se esgotar.


Talvez você seja um signo de Áries, talvez tenha algum Áries em seu mapa, talvez não saiba nada sobre o zodíaco, e tudo bem. São metáforas para nos ajudar a aprender um pouco mais sobre nós mesmos.


Quer Áries seja ou não uma força dominante em seu mapa astrológico, você pode explorar os temas de liderança, coragem e assertividade de uma forma que ressoe com sua experiência única. Pratique Yoga para o signo de Áries sempre que quiser enfatizar essas qualidades em você mesmo ou quando quiser se alinhar com a energia da temporada de Áries.

 

Prática de Yoga para Áries

A prática de Yoga para Áries é divertida, mas também repleta de posturas de fortalecimento e trabalho central desafiador para alinhá-lo com as qualidades ígneas de Áries. O objetivo é te ajudar a acessar seu fogo interior e incorporar assertividade e confiança e levá-lo a uma jornada metafórica de autodescoberta e fortalecimento pessoal. Ao embarcar na exploração de Áries, abrace o guerreiro interior e integre sua sabedoria de uma forma que pareça autêntica para você.

 

Vajrasana (postura do raio)

Vajrasana

Encontre uma posição ajoelhada e, em seguida, sente-se lentamente entre os calcanhares e descanse no tapete ou em um bloco. (Se sentir dor nos joelhos, sente-se em outra postura confortável.)


Vajrapadama mudra (mudra do raio)

Vajrapadama mudra

Entrelace os dedos no peito para formar vajrapadama mudra, também conhecido como trovão mudra. Coloque as mãos no peito, os polegares apontando para cima. Este gesto simboliza vitalidade e alinha você com as qualidades de coragem e liderança de Áries. Sinta o poder sutil deste mudra, concentrando-se na sua capacidade de evocar confiança e assertividade. Respire aqui enquanto se permite um momento de quietude e cultiva o estado de presença antes da prática.

 

Ustrasana (variação da postura do camelo)

Postura do camelo variação

De joelhos, leve um pé a frente, contraia os glúteos enquanto levanta o peito e faz uma flexão sutil para trás. Leve a mão no respectivo tornozelo se for confortável pra você ou mantenha as mãos apoiando a lombar. A outra mão você pode elevar para o alto.


 

Trikonasana (variação da postura do triângulo)

Trikonasana

Na prancha, leve o joelho direito em direção ao cotovelo esquerdo. Estique a perna direita para o lado esquerdo e abaixe o pé direito além da borda do tapete. Role sobre a borda interna do pé esquerdo, estendendo o braço esquerdo em direção ao teto. Levante os quadris, criando uma linha poderosa da ponta dos dedos aos dedos dos pés em Fallen Triangle.

 

Adho Mukha Svanasana (Cachorro voltado para baixo)

Adho Mukha Svanasana

A partir do Triângulo Caído, inspire enquanto levanta a perna direita e volta para o Cachorro de Três Pernas, com a perna direita estendida diretamente para trás. Expire e puxe o joelho direito para a frente em direção ao nariz, arredondando as costas e trazendo os ombros sobre os pulsos. Inspire enquanto estica a perna direita de volta para o cão de três pernas. Repita esta sequência, enfatizando o envolvimento central. Ao praticar Yoga para Áries, conecte-se com a assertividade e a determinação associadas ao signo de fogo. Visualize-se como um guerreiro capaz e confiante.

 

Virabhadrasana (Guerreiro 1, 2 e 3)

Do cachorro olhando para baixo, inspire e leve a perna direita lá no alto, solte o ar e apoie o pé direito no espaço entre as mãos. Inspire elevando tronco e braços no Guerreiro 1. Quando soltar o ar, gire o tronco para o lado esquerdo e abaixe os braços pelas laterais na altura dos ombros no guerreiro 2. Segue algumas inspirações enquanto cultiva força e presença. Quando inspirar, volte para o guerreiro 1 e construa o guerreiro 3 transferindo o peso do corpo para a perna direita que está à frente, libere o pé de trás elevando a perna esquerda até a linha do quadril enquanto desce o tronco até a linha do quadril. Permaneça com os braços estendidos ao lado da cabeça. Imagine o seu fogo interior alimentado pela coragem de Áries, que o conecta ao seu plexo solar ou chakra manipura. Sinta resiliência e determinação ao segurar essas posturas. Estas posturas incorporam o espírito guerreiro pacífico.

 

Vinyasa

Vinyasa

Volta para a postura do cachorro olhando para baixo. Você pode fazer um vinyasa se quiser antes de repetir esse fluxo no segundo lado. Da postura do cachorro olhando para baixo, inspire construindo uma prancha, solte o ar descendo o corpo paralelo ao chão na postura chaturanga, inspire na postura do cachorro olhando para cima e por fim, solte o ar no cachorro para baixo novamente. Aproveite a postura para respirar, descansar e se recuperar. Lembrando que a postura do cachorro para baixo é considerada uma postura de descanso ativo.

 

Balasana (postura de criança)

Balasana

Do cachorro para baixo, entre na postura da criança abaixando os joelhos até o tapete, juntando os dedões dos pés e separando os joelhos. Afunde os quadris em direção aos calcanhares e ande com as mãos para a frente enquanto leva a testa ao tapete, a um bloco ou a um cobertor dobrado. Essa postura repousante permite absorver os efeitos da prática, refletindo sobre como a energia se move através de você. Reserve um momento para integrar os ensinamentos e a sabedoria de Áries.

 

Vakrasana (torção sentada)

Vakrasana

Transição para uma posição sentada com as pernas estendidas à sua frente. Dobre o joelho direito e coloque o pé direito na parte externa da coxa esquerda. Abrace o joelho direito em direção ao peito com o braço esquerdo. Inspire e sente-se ereto ao expirar e gire o peito para a direita, colocando as pontas dos dedos direitos atrás de você, na torção sentada conhecida como Meio Senhor dos Peixes . Respire aqui. Solte e troque de lado.

 

Meditação Sentada

Venha para uma posição sentada confortável . Desenhe vajrapadama mudra mais uma vez, se desejar, entrelaçando os dedos e colocando-os contra o peito com os polegares apontando para cima. Respire aqui enquanto contempla a influência da prática de Yoga para Áries e do cultivo de seu espírito confiante.


Frases de Efeito para usar na aula:


  • Sinta a chama ardente de Áries dentro de você enquanto se move através das posturas.

  • Deixe sua coragem se manifestar em cada respiração e movimento.

  • Neste tapete, somos todos guerreiros, prontos para enfrentar os desafios com determinação.

  • A energia de Áries nos lembra que somos mais fortes do que pensamos

  • Enraízem-se na terra como uma rocha, mas alcance o céu com a força e a determinação de um guerreiro ariano.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page