Óleos essenciais para aula de Yoga
- Nathalia Morgana

- 29 de set. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de abr. de 2022
Os óleos essenciais 100% puros são os únicos que tem grau terapêuticos. Em minhas aulas de Yoga no Shala, sempre uso alguma mistura de óleos essenciais 100% puros da Young Living e hoje quero contar um pouco sobre cada óleo e seus benefícios.

1. Lavanda
Derivado de uma erva mediterrânea com flores (Lavandula angustifolia), o óleo de lavanda é o óleo essencial mais conhecido (e estudado) para o estresse, a ansiedade e o sono. Seus principais componentes, linalol e acetato de linalila, acalmam o sistema nervoso. As pesquisas também mostram que inalar alfazema afeta os padrões das ondas cerebrais de uma forma que alivia a ansiedade e melhora o humor. O óleo de lavanda também aumenta a atividade cerebral de ondas lentas. Isso está relacionado à melhora da qualidade e da duração do sono, além de aumento do vigor na manhã seguinte - mesmo em pessoas com insônia. É especialmente eficaz se misturado com óleo essencial de camomila e néroli. Essa combinação dos três pode reduzir o estresse e melhorar o sono de maneira poderosa.
Como Usar: Pingue algumas gotas na sua fronha para uma paz instantânea e um sono reparador.
2. Peppermint
O óleo essencial Peppermint possui uma fragrância muito familiar e conhecida, mas o Peppermint vai muito além de um aroma nostálgico. Esse óleo pode ser usado no difusor para criar uma atmosfera estimulante, te ajudando a ter mais foco em tarefas diárias.
Como Usar: Pode aplicá-lo topicamente para criar uma sensação de frescor e formigamento na pele, o que pode ser muito relaxante depois de uma atividade física intensa. Ou use no difusor enquanto trabalha ou estuda.
3. Ylang Ylang
Destilada das flores de uma árvore tropical nativa da Índia e do Sudeste Asiático, tem uma fragrância exuberante e inebriante e efeitos relaxantes que melhoram o humor (na Indonésia, é tradicionalmente usada para aumentar a euforia e reduzir a ansiedade durante o sexo). Ylang ylang influencia a atividade cerebral e o sistema da serotonina, reduzindo o estresse e melhorando o humor e a autoestima. E ylang ylang em combinação com neroli, lavanda e manjerona, diminui significativamente os níveis de cortisol. Isso alivia a tensão, promovendo relaxamento e melhorando o humor.
Como Usar: Adicione algumas gotas a um óleo carreador, como óleo de coco ou de amêndoas doces, para um banho calmante ou óleo de massagem sedutor.
4. Laranja
Derivado das cascas de laranjas comuns, o óleo de laranja ( Citrus sinensis) tem um aroma floral cítrico e propriedades calmantes e de alívio da ansiedade. O composto ativo primário, limoneno, alivia o estresse e promove alegria e tranquilidade. Pesquisas sugerem que a inalação do óleo essencial de laranja previne a ansiedade em situações que aumentam a tensão.
Como Usar: Pingue algumas gotas em uma bola de algodão ou dê uma cheirada direto do frasco antes de eventos que causem estresse.
5. Capim-limão
Destilado de Cymbopogon citratus, uma planta tropical nativa do Sul da Ásia, o capim-limão tem um aroma fresco de limão que refresca e acalma. É rico em compostos que acalmam a tensão e estimulam o relaxamento, provavelmente por interagir com um neurotransmissor envolvido na ansiedade, depressão e distúrbios do sono. Em um estudo, o óleo essencial de capim-limão teve um efeito imediato sobre o estresse, diminuindo a ansiedade e estimulando a calma. Além disso, os participantes que inalaram capim-limão se recuperaram rapidamente - em cinco minutos ou menos - de uma situação que provocava estresse.
Como usar: Adicione algumas gotas a uma bacia de água morna (não quente) para um vapor facial para controlar a tensão.
6. Vetiver
De uma grama perene aromática da mesma família do capim-limão, o óleo essencial de vetiver (Vetiveria zizanioides) tem uma fragrância terrosa e exótica com nuances amadeiradas distintas. Seus constituintes primários interagem com neurotransmissores envolvidos na ansiedade, aprendizagem e memória , aliviando o estresse sem efeitos sedativos, enquanto promove o estado de alerta e a função cerebral. O óleo de vetiver também afeta os padrões de ondas cerebrais para aprofundar o sono. Alguns estudos mostram que pode afetar a respiração durante o sono, melhorando os padrões de respiração e diminuindo a tendência de roncar.
Modo de Usar: Cheire direto do frasco quando precisar de calma sem sedação. Ou adicione algumas gotas a um difusor para melhorar a respiração noturna.
7. Bergamota
Derivado da casca da bergamia cítrica, o óleo de bergamota tem um aroma floral com leves notas cítricas. Seus constituintes ativos primários impactam os neurônios e reduzem os níveis de cortisol para diminuir a tensão e promover o relaxamento. O óleo de bergamota também alivia a depressão, e pesquisas sugerem que a inalação de bergamota aumenta os sentimentos positivos e melhora o humor .
Como Usar: A Bergamota pode ser irritante, por isso não use diretamente na pele; adicione algumas gotas a um difusor para promover um ambiente calma e energizante.
8. Neroli
Destilado das flores da laranjeira amarga (Citrus aurantium), o néroli tem um aroma cítrico adocicado e forte, e é rico em compostos voláteis que influenciam o sistema nervoso e impactam o sistema límbico, a região do cérebro envolvida nas emoções. Estudos mostram que a inalação de neroli reduz a ansiedade, alivia o estresse e apoia um sono reparador . Combinado com óleo de limão, também melhora o humor e melhora a concentração e a memória. Neroli também influencia os hormônios por meio do sistema endócrino. Na verdade, a inalação do óleo de néroli pode aliviar os sintomas da menopausa e aumentar o desejo sexual.
Como Usar: Pingue algumas gotas em um banho quente para uma imersão luxuosa e anti-stress.





Comentários