top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

15 dicas para acalmar rapidamente

Atualizado: 6 de fev. de 2022

Quando o cansaço, o estresse e ansiedade da vida se instala, pode ser difícil retornar rapidamente ao estado calmo e sereno – a menos que você tenha um arsenal de ferramentas e técnicas para ajudar. Então, reuni 15 dicas apoiadas por especialistas para se acalmar que você pode tentar na próxima vez que precisar relaxar rapidamente:


1. Beba conscientemente o chá.

Beber uma xícara de chá quente é uma maneira simples de envolver seus sentidos, o que ajuda a aterrar rapidamente. Experimente beber lentamente o chá quente e prestar atenção ao seu cheiro, sabor, calor e como se sente enquanto desce pela garganta. Pontos de bônus se você optar por um chá feito com ervas calmantes: camomila, erva-cidreira, capim-limão.


2. Faça uma massagem em si mesmo.


Na mesma linha de envolver seus sentidos, fazer uma massagem amorosa é uma maneira fácil de entrar no toque, para que você possa sair da cabeça e entrar no corpo. Use seu creme preferido e massageie suas mãos e antebraços, pés e pernas.


3. Use óleos essenciais.

Existem vários óleos essenciais diferentes que a pesquisa mostrou que podem ajudar a aliviar o estresse, como lavanda, patchouli e olíbano. Mantenha seu óleo essencial calmante favorito em sua bolsa, em sua mesa, em seu carro - realmente onde quer que você se estresse com frequência - para que possa cheirar conforme necessário.


4. Pratique Yoga.

Mesmo que você esteja longe do seu Studio, você pode praticar uma das nossas aulas gravadas no Youtube. Acesse o canal e pratique!


5. Abrace alguém.

Às vezes, só precisamos de um abraço – abraçar alguém (ou até mesmo abraçar um animal de estimação) por 20 segundos ou mais é uma ótima maneira de se acalmar. O abraço permite que o sistema nervoso relaxe além de fornecer uma explosão de oxitocina, o hormônio de ligação e pertencimento.



6. Mova seu corpo.

Outra estratégia para liberar essa energia nervosa é simplesmente mover seu corpo, da maneira que funcionar para você. O movimento ajuda a regular o sistema nervoso. Seja através de uma corrida leve, um passeio de bicicleta ou uma aula de funcional.


7. Passe algum tempo na natureza.

Há algo mágico em sair para a natureza que pode fazer com que nossos nervos se acalmem. Mesmo se você mora em uma cidade grande, visitar o parque local não apenas lhe dá um pouco de ar fresco, mas também movimenta seu corpo e envolve seus sentidos.


8. Dê um passeio.

Em um estudo de pesquisa de 2013 sobre caminhada consciente publicado na Medicina Complementar e Alternativa Baseada em Evidências, participantes com sofrimento psicológico que completaram um programa de caminhada consciente apresentaram redução no estresse e melhor qualidade de vida em comparação com aqueles que não fizeram o programa. Que tal uma intervenção de saúde rápida e acessível?


9. Procure uma cor.

Dê uma olhada ao redor e encontre tudo o que você pode ver que é azul, depois repita com a cor verde, amarela e assim por diante, até se sentir mais calmo. Esta é outra maneira fácil de envolver seus sentidos e tirar o foco do que está estressando você.


10. Tome um banho.

Tomar um banho, seja ele quente ou frio, é outra maneira de envolver o corpo, para que você possa sair do estresse e ansiedade. De fato, pesquisas mostram que a terapia do banho frio, também conhecida como “crioterapia”, não apenas ajuda a manter a inflamação sob controle (que só piora com o estresse), mas também ajuda a aliviar o estresse. E mesmo que você não goste da ideia de um banho gelado, um banho quente é bem relaxante.


11. Conte para trás.

Mais uma maneira de envolver a parte racional do seu cérebro é contar de 100 para trás. Novamente, isso não é um teste de sua lógica ou inteligência, mas sim uma maneira de seu cérebro se concentrar em algo que não é baseado em emoções. Quando estamos sobrecarregados pela emoção, é mais difícil usar nosso córtex pré-frontal, a parte de nosso cérebro responsável pela lógica, tomada de decisões de longo prazo e pensamento complicado. Então, exercícios simples como esse nos ajudam a voltar ao pensamento lógico e mais calmo.


12. Respiração quadrada.

A respiração quadrada envolve inspirar contando até 4, com os pulmões cheios segurar a respiração contando até 4, expirar até 4 e com os pulmões vazios segurar a respiração até 4. É apenas uma das muitas técnicas de respiração calmante que você pode fazer. É uma excelente técnica para quando você está em uma situação estressante e precisa estar presente, mas também quer ficar calmo.


13. Pense em personagens.

Outra maneira de se acalmar é envolver propositalmente a parte racional do seu cérebro. Ao reengajar nossa racionalidade propositalmente, podemos sair da preocupação e entrar na lógica. E também não precisa ser nada complicado. A sugestão é escolher qualquer filme, livro ou programa e nomear o maior número possível de personagens.


14. Pense em coisas que começam com A, B, C, etc.

Semelhante a pensar em personagens fictícios, você também pode acessar sua racionalidade desafiando-se a nomear um animal que começa com A, depois um que começa com B, depois C e assim por diante. Você pode repetir esse processo quantas vezes você precisar com diferentes categorias, como comida, nomes, países, etc.



15. Toque em seu lado artístico.

Por último, mas não menos importante, desenhar é outro processo orientado para o corpo que pode ajudá-lo a se acalmar e regular seu sistema nervoso. Em vez de tentar apenas convencer seu cérebro a se acalmar, integrar a mente e o corpo com exercícios ou atividades que regulam o sistema nervoso é uma prática muito eficaz.

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page