A prática da Gratidão
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

A prática da Gratidão

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Muito se fala sobre manter a prática de um diário de gratidão. Mas poucos são os que levam a sério isso. Eu mesma comecei um diário de gratidão no passado, mas com a correria do dia a dia acabei negligenciando o ritual de escrever as três coisas pelas quais era grata todos os dias. O que devemos ter em mente é que a gratidão é uma prioridade diária. Não podemos deixar para depois. Faça isso logo ao acordar ou antes de se deitar.



Se sentir grato o tempo todo não é fácil, mas é justamente nos momentos que você menos sente gratidão é quando você mais precisa parar, respirar e agradecer!


Quando estamos imersos na rotina, nos afazeres cotidianos muitas vezes nos esbarramos no desânimo, e então nos sentimos angustiados, sem fé, sem esperanças e tristes. Mas ao procurar motivos para agradecer você começa a notar os pequenos milagres da vida. Você começa a notar Deus em tudo e em todos. E não é esse o objetivo da vida?!


A gratidão te traz novas perspectiva, esperança e é a maneira mais rápida, fácil e eficiente de causar mudanças na sua vida. A verdade é que ser grato por qualquer coisa que surja na pelo caminho muda todo o seu modo de ver o mundo. Quando você agradece, você vibra nessa frequência de gratidão e começa a atrair mais coisas boas.


Comece agradecendo por 3 coisas...e logo você perceberá que quanto mais agradece mais motivos encontrará para agradecer. Agradeça e você ficará impressionado com os resultados.


Os benefícios de praticar a gratidão são quase infinitos. As pessoas que praticam a gratidão regularmente – tirando um tempo para perceber e refletir sobre as coisas pelas coisas são gratas – experimentam mais emoções positivas, sentem-se mais vivas, dormem melhor, expressam mais compaixão e bondade, e até mesmo têm um sistema imunológico mais forte. É cientificamente provado que ocorre mudanças significativas em sua mente, corpo, espírito e vida em geral quando você cultiva gratidão. Veja os benefícios e inspire-se:


  • Sua saúde física pode melhorar através de níveis mais baixos de estresse;

  • diminui a pressão arterial;

  • ameniza o processo inflamatório

  • melhora a qualidade do sono;

  • seu sistema imunológico fica mais forte;

  • sua saúde mental melhora através do aumento da felicidade geral;

  • diminui os sintomas de depressão;

  • melhora a autoestima.


Dicas para manter um diário da gratidão

A melhor maneira de aproveitar os benefícios da gratidão é perceber coisas novas pelas quais ser grato todos os dias. O diário de gratidão funciona porque ele lentamente muda a maneira com que percebemos as situações através do ajuste do nosso foco. Embora você possa sempre ser grato pela sua família, simplesmente escrever "sou grato pela minha família" semana após semana não mantém o seu cérebro alerta para novos momentos de gratidão. Seja específico, escrevendo: “Hoje meu marido me fez uma massagem nas costas quando soube que eu estava bem estressada” ou "Minha irmã me convidou para jantar para que eu não precisasse cozinhar após um longo dia".



Certifique-se também de ir além das ótimas coisas que estão bem à sua frente. Abrir mais os seus olhos para o mundo ao seu redor pode melhorar profundamente sua prática de gratidão. Transforme a prática em um jogo perceber novas coisas todos os dias.


Gratidão na prática de Yoga

Expressar gratidão não precisa acontecer apenas nas listas, mas também no seu tapetinho de Yoga. Você pode colher todos os benefícios de cultivar a gratidão, mudando sua mentalidade em seu mat. Quando você pisa em seu tapete de Yoga, tire um segundo para apreciar e sentir gratidão por si mesmo. Perceba todas as coisas incríveis que você pode fazer. E saiba que tudo o que você é, é suficiente.


"Se a única oração que você fizer na vida for “obrigado”, já será o suficiente." – Eckhart Tolle



Namastê!

274 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sankalpa

bottom of page