top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

5 maneiras simples de praticar a gratidão

Atualizado: 15 de fev. de 2021

No Brasil não temos o costume de celebrar o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) tradicionalmente como os americanos e ainda sim, precisamos praticar a gratidão. Fazemos isso geralmente na virada do ano, quando também fazemos novas promessas, traçamos novos planos e pedimos ao universo que realize nossos desejos mais íntimos.

O desafio que lanço para este ano é que você agradeça mais do que peça e prometa.


Tudo é energia. E a gratidão é uma energia emocional com sua própria frequência e energia única. O pensamento cria a realidade, e o ato de ser grato traz uma das mais belas sensações: contentamento e plenitude.

Aqui estão cinco dicas para ajudar você a manter o sentimento de gratidão por todo o ano:

1- Escreva notas de gratidão

Todos os dias, se possível todas as manhãs, escreva coisas pelas quais você é grato. Pode ser algo que aconteceu no seu dia anterior, ou pode agradecer a alguém. Mantenha um caderninho de gratidão. Expressa em silencio ou falada em voz alta, a gratidão trará o mesmo efeito.

2- Não adie

Trate toda pessoa e situação em sua vida como se não houvesse amanhã. Com essa mentalidade, você tornará os momentos com as pessoas muito mais significativos.

3-Deixe o coração aberto

Compartilhe seus sentimentos, emoções e pensamentos. Não tenha medo de parecer vulnerável. Quando você está com seu coração aberto, os outros aprendem mais sobre você e você pode aprender mais sobre si mesmo. Atingir esse estado de vulnerabilidade exige total honestidade emocional. É preciso refletir sobre seus sentimentos, identificá-los, compreendê-los e honrá-los. Uma vez que você consiga abrir seu coração, você se verá agindo por amor, não por obrigação.

4-Reconheça os momentos difíceis, principalmente as perdas

Se este ano foi especialmente difícil para você, reconheça isso. Não há problema em sentir e expressar tristeza, mas não faça da tristeza uma carga pra você. Se permita senti-la, mas também se permita ser feliz e grato por todas as outras coisas.

5-Mantenha a prática funcionando

A gratidão não deve ser reservada apenas para o dia de Ação de Graças ou Ano Novo - certifique-se de expressá-la todos os dias de alguma forma. Você pode começar a manter um diário de gratidão para lembrar-se constantemente de tudo pelo que precisa agradecer.

A gratidão nos fornece conexões infinitas e nos ajuda a forjar uma ligação mais profunda com o mundo ao nosso redor. Que você seja cheio de gratidão neste ano, no próximo e em todos os outros dias.




123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page