Ardha Matsyendrasana
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Ardha Matsyendrasana

Considerada a melhor postura de torção para limpeza e energização, também confere ao praticante o rejuvenescimento. Ardha Matsyendrasana é a meia postura do senhor dos peixes, Matsyendra. Essa torção espinhal sentada melhora a postura, estimula o trato digestivo e oferece um alongamento profundo e purificador.


Ardha matsyendrasana é a nona das 12 posturas básicas do Hatha Yoga. O nome para este asana é derivado do sânscrito, ardha, que significa "metade"; matsya, que significa "peixe"; indra, que significa "senhor ou rei"; e asana, que significa "postura".


Benefícios físicos:

Ardha matsyendrasana tem uma ampla gama de benefícios à saúde. Ele alonga a coluna e promove a flexibilidade da coluna, tonifica os órgãos abdominais, melhora a digestão e é muito eficaz no alívio da dor nas costas. Este asana é recomendado para distúrbios menstruais e infecções do trato urinário também.


Benefícios psicológicos:

Os benefícios psicológicos do ardha matsyendrasana incluem acalmar a mente, fortalecer o sistema nervoso e aliviar o estresse.


Benefícios energéticos:

Ardha matsyendrasana estimula o chakra manipura (plexo solar), que rege a auto-estima, a força de vontade e a autodisciplina. Energizar esse chakra promove autoconfiança e ajuda a exercer controle sobre a própria vida. Praticar este asana também desperta o poder da kundalini e promove uma perspectiva positiva e harmonia


Como executar:

Comece em Sukhasana (postura fácil) com a perna direita cruzada em cima da esquerda. Enraíze os ísquios e alongue a coluna. Imagine um eixo central que vai do assoalho pélvico, passando pelo tronco, até o topo da cabeça. Tente mantê-lo reto e com o corpo firme para não balançar ou se inclinar em nenhuma direção. Mantenha a perna esquerda onde está e traga a sola do pé direito para o tapete, do lado de fora do joelho esquerdo. Expire e vire o tronco para a direita, encaixando o cotovelo esquerdo na parte externa do joelho direito. Leve a mão direita no chão ao lado do quadril direito. Inspire e alongue seu eixo central, girando a parte superior do corpo mais profundamente na torção. Segure por pelo menos 5 respirações e repita do outro lado.


Mitologia

Matsya é a primeira encarnação do Deus Vishnu. Surgiu durante o Satyug, período da verdade da pureza, para tirar os vedas do oceano, permitindo que Brahma Ji trabalhasse no processo cíclico da criação do universo. Uma escola de pensamento o apresenta como uma encarnação para salvar Manu o primeiro dos seres humanos na terra, durante a grande inundação (pralay) que destruiu todo o universo anterior.




659 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page