Asana: Postura do Lagarto
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Asana: Postura do Lagarto

Utthan Pristhasana - Postura do Lagarto. A tradução em sânscrito, porém, significa abrir (utthan) página do livro (pristh).



A postura do lagarto é uma ótima maneira de alongar os músculos flexores do quadril. Os flexores do quadril se tornam ativos em atividades como caminhar, ficar em pé, correr, andar de bicicleta e sentar. Essas atividades são feitas quase todos os dias e, como resultado, eles ficam encurtados na maioria das pessoas. A postura também alonga os isquiotibiais e quadríceps além de fortalecer glúteos e músculos internos da coxa.


Os benefícios mentais deste asana incluem acalmar a mente, aliviar o estresse e a liberação de emoções profundamente enraizadas.


Utthan pristhasana ativa o svadisthana , o segundo chakra . O chakra Svadisthana está associado à criatividade, confiança, instinto de sobrevivência e sensação de abundância.


Alguns professores de Yoga podem recomendar a postura à pessoas com sintomas relacionados à saúde reprodutiva, pois a postura promove a ativação da pelve e do abdômen inferior.


Erros comuns

  • Sua respiração está desligada

Conforme você constrói a postura do lagarto, vá devagar. Se você se pegar prendendo a respiração a qualquer momento, pare e reoriente. Se você não tem certeza sobre onde respirar ou tende a perder o controle da respiração, peça ao seu instrutor de Yoga para te mostrar alguns exercícios de consciência respiratória.


  • Você está forçando seus quadris

Mesmo que a postura do lagarto seja de nível intermediário a avançado, isso não significa que você queira ir além dos limites do seu corpo. Especialmente com abridores de quadril, é importante ouvir seu corpo e ir devagar. Embora a postura do lagarto possa fornecer um alongamento profundo, você precisa trabalhar com segurança até esse nível de prática para evitar tensão. Pode levar tempo e prática consistente para melhorar a flexibilidade dos quadris. Se você já é naturalmente flexível, precisará ficar atento e controlar para evitar lesões.


  • Você está se comparando com os outros

Esta é uma armadilha em que você pode cair, não importa em qual postura você esteja trabalhando, mas pode ser especialmente prejudicial quando você está trabalhando em posturas que dependem unicamente de seu corpo e flexibilidade natural. Se você frequenta uma aula de Yoga, pode se ver olhando para os outros e se sentindo mal se eles parecerem capazes de dominar a posturas imediatamente ou sem modificações.


Lembre-se: com muitas posturas, mas especialmente aquelas como a postura do lagarto, todos estão começando com um nível diferente de flexibilidade e estrutura inatas em sua pelve. Algumas pessoas podem achar a postura do lagarto fácil desde o início, enquanto outras podem precisar de tempo e prática dedicada para sentir seus benefícios.


Não hesite em pedir uma modificação se precisar. É muito melhor para o seu corpo e para a prática geral de Yoga realizar a postura da maneira mais segura e eficaz para você do que arriscar uma lesão tentando se adequar às necessidades de outra pessoa.

295 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page