top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Como fazer um retiro em casa

Atualizado: 16 de fev. de 2021

Retiro significa um lugar de privacidade que oferece paz, descanso, sossego e recolhimento. É um período de afastamento pelo qual nos isolamos temporariamente da rotina habitual. Retiro é retirar-se por um momento do mundo e voltar os olhos para dentro de si mesmo.



Sempre que se sentir sem energias e desconectado de si mesmo, da sua felicidade, do seu propósito e da sua sabedoria interna, cogite participar de um retiro ou criar o seu próprio retiro em casa.


Você não precisa ir para um mosteiro para participar de um retiro e nem sempre podemos reservar um final de semana inteiro para um retiro dos sonhos, mas podemos facilmente criar um mini retiro em casa para nos dar o descanso que merecemos.


O retiro em casa permite muito mais flexibilidade em relação as datas e programação de acordo com as próprias preferências e pode ser realizado especialmente para ajudar na tomada de uma decisão pessoal importante ou simplesmente para dedicar mais tempo às práticas de Yoga e meditação ou ainda para curar a si mesmo ou te ajudar a recuperar-se de algum evento estressante.


Veja o passo a passo para criar seu próprio retiro em casa:


  • Bloqueie sua agenda

Defina o dia e o horário de início e término do seu retiro pessoal e bloqueie sua agenda. Se programe para isso. Nem que seja um retiro de um único dia, mas é importante você se comprometer consigo mesmo. Dedique-se exclusivamente a você neste dia. Informe às pessoas que você ficará um tempo off, e peça que elas não te perturbem.


  • Prepare seu dia com antecedência

Se você tem filhos, cônjuge ou animais de estimação tente deixar os filhos com alguém de confiança, dê um dia livre para o cônjuge, e leve seus animais para a creche. Escolha o que vai comer no seu retiro, defina o cardápio e deixe sua alimentação preparada um dia antes.


  • Tenha uma intenção

Qual é a intenção do seu retiro? É praticar mais Yoga, é ter um momento de silêncio? É aumentar a criatividade? Como você quer se sentir antes, durante e depois do seu retiro? Será um retiro produtivo e criativo ou vai simplesmente descansar e relaxar? O que você gostaria de fazer em seu retiro? O que você gostaria de não fazer em seu retiro? Defina sua intenção e estruture uma prática para isso. Decida a 'vibe' do seu retiro.


  • Monte o cronograma

Pode parecer bobagem, mas para não se perder é importante montar um cronograma e colocar tudo na agenda: hora do banho, hora do sono, hora da leitura, hora da meditação, etc.


  • Desconecte-se

Desligue o celular e a internet. Não ligue a TV. Use o tempo vago para explorar outras coisas, ou simplesmente se permita fazer nada. Evite inclusive músicas. Aprecie o silêncio. Eu recomendo desligar toda a tecnologia, se puder.


  • Faça um diário

Tenha em mãos um caderno ou diário para anotar suas percepções, ideias e insights. O registro no diário é um método de processar os aspectos mais profundos da sua natureza. É um meio de explorar e entrar em contato com o seu eu interior. Através do diário, você pode descobrir partes do seu passado que precisam ser curadas, experiências presentes que não refletem o seu eu superior e intenções para o seu futuro que precisam ser expressadas. Comprometa-se a registrar no diário por pelo menos 15 minutos por dia. Se você não sabe por onde começar, faça a si mesmo as perguntas da alma:

-Quem sou eu?

-O que eu quero?

-Qual é o meu dharma (propósito)?

-Pelo que sou grato?

Em seguida, escreva livremente, sem se preocupar com conteúdo, gramática ou caligrafia. Você pode se surpreender com o que descobre.


  • Mime-se

Um retiro deve ser nutritivo para você em todos os níveis. Tire um tempo para cuidar de seu corpo. Afinal, o corpo é o lar da alma. Tome um banho quente, faça um tratamento facial ou faça uma massagem. Saboreie a experiência de nutrir o corpo.


  • Leia algo inspirador

Selecionando um ou dois livros antes do retiro (lembre-se de manter o computador desligado). Depois, aconchegue-se com chocolate quente, uma xícara de café ou de chá, um cobertor e aproveite uma leitura cativante.


Extras:



  • Óleos Essenciais

Os óleos essenciais podem ser aplicados topicamente ou colocados em um difusor para criar uma experiência de Spa. Reserve um tempo para respirar profundamente os óleos que atendem às suas necessidades e objetivos exclusivos. Talvez você queira elevar seu espírito com uma mistura cítrica ou floral. Talvez você precise liberar emoções difíceis com óleo essencial de Olíbano. Ou talvez você só queira relaxar com um pouco de óleo de lavanda. Seja qual for o seu objetivo, a Young Living tem um sistema de apoio para você. Certifique-se de aproveitar potencial de cura dos óleos essenciais. Acenda algumas velas, ligue o difusor e prepare um lugar acolhedor...


  • Obtenha um descanso extra

À medida que seu corpo e sua mente eliminam toxinas, você pode achar que precisa de um descanso extra. Tire um tempo para honrar as necessidades do seu corpo e descansar. Vá para a cama uma ou duas horas antes do normal. O descanso extra recupera anos do seu rosto. O sono da beleza não é apenas um mito.


Ao integrar esses princípios, você pode perceber que um retiro de Yoga em casa é o melhor retiro que você já experimentou.


*Acesse a biblioteca para baixar um cronograma para fazer seu próprio retiro.


367 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page