top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Diário de bordo: Índia - Lonavla parte II

Atualizado: 16 de fev. de 2021

No post anterior sobre Lonavla eu deixei de mencionar uma parte importante da viagem, mas não porque eu esqueci e sim por achar que essa parte tinha ocorrido já em Pune. Peço desculpas por esse errinho, mas no terceiro dia de viagem eu ainda estava me sentindo bêbada devido ao efeito Jet lag e a memória falhava muito. De qualquer forma, esse erro contribuiu para que essa parte da viagem tivesse um post inteirinho dedicado a ela, pois foi um dos passeios mais incríveis.


Bom, antes de seguirmos para a cidade de Pune, ainda em Lonavla, ao sairmos do Instituto de Kavailhadhama fomos para uma palestra na casa do professor Dr. MANMATH GHAROTE, diretor do Instituto de Yoga Lonavla, em Lonavla, Índia.



Dr. M. Gharote é pesquisador de textos clássicos de Yoga e seu pai Manohar L. Gharote, foi discípulo direto do Swami Kuvalayananda (escola de Kaivalyadhama), e criador do 'The Lonavla Yoga Institute', instituto de renome internacional reconhecido pela publicação de livros de Yoga baseados em manuscritos antigos.


Na minha opinião, a ida até a casa do Dr. Gharothe foi um dos passeios mais legais que tivemos de toda a viagem. Vou tentar resumir: Lonavla é uma cidade pequena e nada turística. O ônibus que estávamos não conseguia chegar até a casa do Dr. Garothe. Precisamos descer e continuar o caminho a pé. Foi a caminhada mais gostosa e insana de todas. Lonavla foi a melhor cidade para estar em contato direto com a cultura local sem interferências de turistas. Passamos por muitos mercadinhos com produtos locais e mais uma vez conseguimos ver de perto a mistura e o encontro do caos e a pobreza com o luxo e a riqueza.





Voltando a falar da visita à casa do Dr. Garothe, foi a recepção mais incrível que tivemos. Ele nos acolheu tão bem como se fossemos antigos e bons amigos. A família dele também nos esperava e nos serviram deliciosos finger foods indianos. Não consigo me lembrar agora o nome das guloseimas e nem tirei nenhuma foto pois estava ocupada me deliciando com a comida sensacional que nos foi servida. Eles ficam muito satisfeitos quando veem que você gostou da comida. Isso é considerado um dos maiores elogios para eles. Mas não fomos lá para comer, fomos ouvir o Dr. Garothe e conhecer o trabalho que ele faz no Instituto de Yoga. Ele nos apresentou vários livros e contou um pouco da história dele e do pai dele.


Esse ainda era o terceiro dia da viagem e eu sabia que o espaço extra na minha mala estaria comprometido após essa visita. Eu saí da casa do Dr. Garothe com nada menos que 6 livros e um autografo.


Durante a visita ele também nos mostrou manuscritos em pergaminhos muito antigos que servem de base para estudos e alguns foram traduzidos e transformados em livros.

Foi uma honra enorme poder reencontrar o Dr. Gharote na Índia e ser recebida em sua casa. Após um delicioso Chai, fomos embora passando novamente pelas ruas estreitas e movimentadas de Lonavla. Seguimos, ainda naquela noite, para a cidade de Pune.


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page