Diwali e a prática de Yoga
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Diwali e a prática de Yoga

Atualizado: 16 de out. de 2022

Diwali cai em outubro ou novembro de cada ano, dependendo do ciclo da lua. É observada no 15º dia de Kartik, o mês mais sagrado do calendário lunar hindu. Um dos festivais mais populares do hinduísmo, Diwali simboliza a espiritual "vitória da luz sobre as trevas, do bem sobre o mal e do conhecimento sobre a ignorância". Diwali é frequentemente associado à riqueza e prosperidade. Também é conhecido como Deepavali.

Em 2022, Diwali acontece em 24 de Outubro.

O antigo festival de Diwali marca o início de um novo ano no calendário Vikram. O momento do festival é considerado um momento de sorte para iniciar novos projetos ou abrir negócios. É também um momento de perdoar as pessoas que o prejudicaram no ano que passou e esquecer suas transgressões. Ao mesmo tempo, é hora de perdoar a nós mesmos por nossas próprias falhas e fracassos.


Diwali e Prática de Yoga

Diwali é um festival muito significativo do calendário indiano e dura cinco dias. É uma das maiores festas religiosas do mundo. Conhecido como "O Festival das Luzes", Diwali é comemorado por bilhões de hindus em todos os lugares. Devido ao seu profundo simbolismo espiritual, Diwali é um evento importante e inspirador na vida de todos os Yogis.



Os praticantes de Yoga usam o período de Diwali para refletir sobre os valores espirituais do festival e meditar nas idéias de luz, fertilidade, prosperidade, riqueza, paz e bondade. Muitos Yogis comemoram o festival de cinco dias dedicando cada dia a um aspecto diferente da celebração.


1º dia: Dhanteras

"Dhan" significa riqueza e "teras" refere-se ao 13º dia de uma quinzena lunar no calendário hindu. Dizem que o senhor Dhanvantari, deus hindu da medicina e uma encarnação do senhor Vishnu, trouxe Ayurveda e o néctar da imortalidade para a humanidade neste dia. Existem vários templos em Kerala e Tamil Nadu dedicados a Dhanvantari e Ayurveda. Diz a lenda também que a deusa Lakshmi nasceu da agitação do oceano neste dia, e ela é recebida com um puja especial (ritual). Nesse dia, os Yogis optam por meditar no conceito de riqueza natural e espiritual e redefinir riquezas e prosperidade como um conceito espiritual, e não material. Os empresários adoram Lakhsmi, a deusa da riqueza, enquanto as pessoas compram ouro ou novos utensílios de cozinha para trazer riqueza e prosperidade.


2º dia: Narak Chaturdasi

"Naraka" significa inferno e "Chaturdashi" significa 14º dia de uma quinzena lunar no calendário hindu. A lenda do sul da Índia diz que neste dia o Senhor Krishna destruiu o demônio Narakasaru, libertando o mundo do mal junto com Kali. Os Yogis escolhem este dia para meditar nos conceitos de bem e mal, luz e escuridão, tanto no mundo ao seu redor quanto dentro de si. Muitas pessoas começam a decorar suas casas com luzes de cordas e criam rangolis (desenhos intrincados nos pisos)


3º dia: Diawali - Amavasaya

O dia da lua nova e o dia dedicado à deusa Lakshmi. Este é um ótimo dia para meditar na deusa Lakshmi e aproveitar a shakti (aspecto feminino). Lakshimi é a Deus da fertilidade, prosperidade e riqueza. O dia da lua nova é o dia oficial de Deepavali. As pessoas iluminam todos os cantos de suas casas com diyas (lâmpadas a óleo de barro) e adoram a Deusa Lakshmi.


4º dia: celebra a vitória do Senhor Krishna sobre Indra - Govandha Puja

Indra é o deus do trovão e da chuva. Nesse dia, os Yogis optam por meditar sobre o conceito de perigo e desastre. Trovões e chuva são fenômenos naturais que podem ser interpretados como agressivos e perturbadores, além de serem uma bênção (sem chuva, correntes de ar sugam a vida da natureza). A meditação sobre a ideia de yin e yang, salvação e perigo e como eles podem estar entrelaçados traz paz e liberdade. Neste dia, as celebrações são dedicadas ao vínculo entre os cônjuges. Neste dia, uma esposa ora pela prosperidade, riqueza e vida longa de seu marido.


5º dia: Bhai Dui.

Este é um dia que celebramos o amor incondicional e eterno entre irmãos. Nesse dia, você pode optar por meditar sobre o conceito de amor não romântico e laços familiares. O amor que está sendo celebrado pode ser o amor entre irmãos, mas também entre todas as pessoas, pois vemos nossos semelhantes como uma família espiritual. Neste dia, as irmãs realizam uma cerimônia especial para a proteção de seus irmãos. Este é o quinto e último dia da celebração do Diwali.


Se escolher celebrar o Diwali, use-o como um momento de reflexão e celebração. Uma chance de celebrar a luz dentro de você e a luz dentro de quem você ama.

175 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Deusa Kali

bottom of page