Recentemente li um livro sobre a filosofia Tolteca e vim compartilhar um pouco do que aprendi.
Para quem não sabe, os Toltecas foram um povo pré-colombiano mesoamericano que dominaram grande parte do México central entre os séculos X e XII. Eram conhecidos como homens e mulheres de sabedoria e introduziram na América o calendário, a escrita e o trabalho em metal. Eles tiveram as terras invadidas e entraram em confronto com os povos Astecas.
A sabedoria esotérica e o conhecimento ancestral dos Toltecas ficaram na clandestinidade por anos, mas felizmente foram transmitidos por gerações. Os ensinamentos envolvem a espiritualidade e é descrito como um estilo de vida que prioriza a felicidade e amor.
Abaixo os quatro princípios que orientam a forma de viver dos Toltecas*:
1- Seja impecável com sua palavra
As palavras têm imenso poder e não devem ser usadas de modo leviano. Diga apenas aquilo em que acredita, usando corretamente sua energia. Fuja de fofocas e comentários negativos.
2- Não leve nada para o lado pessoal
Quando alguém fala de você, está na realidade expondo a si mesmo. Não absorva insultos e não se deixe levar por adulações.
3- Não tire conclusões
Atenha-se apenas à realidade imediata e concreta. Seja sempre claro e transparente e exija que os outros também o sejam, ignorando o que há de nebuloso ou mal explicado.
4- Sempre dê o melhor de si
Em qualquer circunstância, mesmo nas mais insignificantes, faça o seu melhor; nem mais, nem menos. Rejeite sacrifícios ou esforços atenuantes: faça o que puder, da melhor maneira possível.
É preciso muita força de vontade para adotar os Quatro Compromissos. Mas se você conseguir, verá que a transformação na sua vida será impressionante.
*Trechos retirados da contracapa do Livro “Os quatro compromissos” de Dom Miguel Ruíz.
Muito sábio, o povo Tolteca.
Para os "iniciados" nas questões do espírito recomendo a leitura do livro "O poder do agora" de Eckhart Tolle.