14 dicas para simplificar a vida
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

14 dicas para simplificar a vida

Atualizado: 16 de fev. de 2021

"A simplicidade é a sofisticação final." - Leonardo da Vinci


Eu amo simplificar minha vida. Isso me torna mais eficaz, mais calma, mais feliz, menos ansiosa e a vida menos estressante. Neste post, gostaria de compartilhar 14 pequenos hábitos que me ajudam a viver uma vida mais simples.



Escolha uma dessas opções para começar e continue fazendo até que ela se torne apenas mais um hábito.


1. Respire.

Pare, silencie e observe sua respiração. Quando estressado, perdido em um problema ou no passado ou no futuro em sua mente, respire com a barriga por dois minutos e concentre-se apenas no ar entrando e saindo. Isso acalmará seu corpo e trará sua mente de volta ao momento presente novamente. Essa dica inclusive, me lembra uma música que eu adoro da cantora e compositora Nika Ortgea: "Respire, silencie e volte a andar."


2. Escreva tudo.

Deixe sua mente livre para criar e pensar. Não sobrecarregue a mente com coisas para se lembrar. Além disso, não confie 100% em sua mente. Você vai acabar esquecendo alguma coisa e ficará frustrado com isso.Portanto, anote todas as suas grandes idéias, insights e pensamentos antes que elas desapareçam em algum lugar e adicione o que você precisa fazer em uma lista de tarefas, use agenda e post-it.


3. Pare de tentar fazer as coisas perfeitamente.

Isso te deixará preso e esgotará sua auto-estima . Em vez disso, escolha fazer o suficiente e o melhor que você pode naquele momento e esteja em paz com isso.


4. Organize seu dia seguinte antes de ir para a cama.

Assim você não precisa se estressar com isso de manhã e é menos provável que esqueça algo.


5. Jogue fora as coisas que você não usou em 1 ano.

Analise o que você tem e pergunte a si mesmo se você o usou no ano passado. Caso contrário, entregue-o para instituições de caridade ou para um amigo ou simplesmente jogue-o fora.


6. Faça a si mesmo perguntas para simplificar seu dias.

Perguntas como: "Qual é a coisa mais importante que posso fazer agora?" ou "Qual é um pequeno passo que posso dar para simplificar essa situação?"


7. Mantenha tudo em seu lugar.

Se tudo tem seu próprio lugar, é muito mais fácil manter sua casa razoavelmente limpa e organizada dia após dia. Isso também ajuda você com sua quietude interior, pois o ambiente externo afeta como você se sente por dentro.


8. Cozinhe a comida da semana.

Faça quatro ou mais porções do que pretende comer no momento. Isso reduz o tempo que você gasta na cozinha e, em geral, você lavará menos a louça.


9. Peça em vez de adivinhar.

Ler mentes é difícil. Então, faça perguntas e comunique-se. Isso ajudará você a minimizar conflitos desnecessários, mal-entendidos, negatividade e perda de tempo e energia.

10. Use um espaço de trabalho minimalista.

Minha área de trabalho contém um notebook, um calendário, post-it para anotar ideias e um espaço para meu copo de água ao lado do computador. É isso aí. Não há distrações aqui.

11. Pare de tentar agradar a todos.

Sempre haverá pessoas com as quais você não se dá bem ou que não gostam de você por algum motivo. Então não perca tempo tentando agradar a todos. Seja você.

12. Gaste 20 minutos todos os domingos ou segundas de manhã para planejar a semana.

Anote seus planos para a semana, organize sua lista de tarefas priorizadas e prepare-se para a semana antes dela começar. Isso ajudará você a encontrar mais clareza, realizar as coisas mais importantes na próxima semana e minimizar o estresse.

13. Cancele as assinaturas e newsletters de coisas que você raramente vê ou lê.

14. Passe mais tempo com as pessoas que o ajudam a manter as coisas simples.

E gaste menos tempo com as pessoas que complicam demais tudo e criaam drama desnecessário.



198 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page