Entre as divindades mais populares do panteão hindu, está Hanuman, o Deus com corpo de homem e cabeça de macaco. Sua história foi adaptada por inúmeras culturas ao longo dos tempos.
Um dos grandes épicos do hinduísmo, O Ramayana conta a história do exilado príncipe Rama (um avatar de Vishnu) que teve sua esposa sequestrada pelo demônio Ravana. Na busca para resgatar sua esposa, Rama, junto com seu irmão Lakshman, aliam-se a uma inteligente raça guerreira de macacos conhecida como Vanaras , entre os quais está Hanuman. Hanuman cruzou o estreito entre a Índia e Lanka em um salto. Hanuman também voou para o Himalaia e voltou com uma montanha cheia de ervas medicinais para restaurar os feridos do exército de Rama.
À medida que Hanuman exibe habilidades extraordinárias a serviço de Rama ao longo da aventura, incluindo velocidade, força, coragem e sabedoria, a amizade entre os dois se desenvolve e se aprofunda, provando que a maior habilidade de Hanuman é, de fato, sua lealdade e devoção.
Na representação dessa devoção, ele é frequentemente retratado abrindo seu peito para revelar uma imagem de Rama e Sita onde deveria estar seu coração.
Uma combinação perfeita de bal (força), buddhi (inteligência) e vidya (sabedoria), ele é o bhakti yogi exemplar, ou aquele que usa destemidamente seus dons para se conectar ao Divino por meio do serviço amoroso sincero.
Enquanto Rama é considerado a reencarnação de Vishnu, Hanuman é considerado a reencarnação de Shiva. Pois, assim como Shiva, Hanuman é amplamente considerado um Yogi perfeito, possuindo oito siddhis (“perfeições místicas”), que incluem:
anima: a capacidade de se tornar menor que o menor
mahima: a capacidade de se tornar infinitamente grande
garima: capacidade de aumentar a densidade do corpo a um grau extremo.
laghima a capacidade de se tornar mais leve que o ar
prapti: a capacidade de viajar instantaneamente para qualquer lugar à vontade
prakamya: a capacidade de alcançar tudo o que se deseja
isitva: a capacidade de criar ou aniquilar qualquer coisa à vontade
vasitva: a capacidade de controlar os elementos da natureza material
Embora Hanuman tenha todas essas habilidades, todas elas são subprodutos do objetivo final do yoga, que é conectar-se ao Divino. Sendo um Yogi perfeito, ele, portanto, os emprega não para a satisfação de seus próprios sentidos, mas a serviço do divino Rama.
Esses oito siddhis são a chave para o sucesso sem estresse em nossa vida. Só precisávamos extrapolar o significado:
Anima: Reduza o ego e seja humilde diante dos mais velhos, pais, professores e gurus.
Mahima: Pense grande e aponte para grandes objetivos.
Garima: Seja imóvel e inabalável em valores e princípios.
Laghima: Não leve tudo na vida muito a sério. Tenha um pouco de leveza e riso na vida.
Prapti: Concentre as energias mentais em alcançar o objetivo.
Prakamya: Fale sempre a verdade e não tenha medo de expressar objetivos e metas. O hinduísmo está repleto de histórias de grandes sábios e rishis cujas declarações - maldições e bênçãos - se tornariam realidade.
Istva: concentre-se no poder da liderança, respeito e amor – todos os quais andam de mãos dadas. Um verdadeiro líder inspira os outros. E essa inspiração faz com que as pessoas sigam e sejam leais a esse líder ( istva ).
Vasitva: Esteja conectado aos ciclos da natureza.
Nascimento
Hanuman era filho de Vayu, o Deus do vento, e Anjana, uma ninfa celestial. Você provavelmente está se perguntando como o filho do deus do vento e uma ninfa acabou sendo um macaco. A resposta é que Anjana uma vez irritou um sábio que a amaldiçoou a nascer como um macaco. Quando a ninfa implorou por perdão, o sábio se acalmou e disse que ela recuperaria sua forma original depois de dar à luz um filho que ganharia grande renome.
Seu nome significa “mandíbula desfigurada”
Certa vez, quando criança, pensando que o sol era uma fruta, Hanuman saltou para cima com as mãos estendidas na esperança de agarrá-lo. Abençoado com a potência de seu pai divino Vayu, ele voou pelos ares, aproximando-se cada vez mais de seu objetivo.
Ameaçado por seu poder, Indra, o rei do céu, derrubou Hanuman com um raio, fazendo-o cair de volta no chão, onde ficou inconsciente. Enfurecido pela visão de seu filho aparentemente sem vida, Vayu retirou o movimento do ar necessário para o sustento da vida em todo o universo.
Desesperados para evitar um desastre cósmico, os deuses pediram ajuda a Brahma, o engenheiro do universo. Entendendo que Hanuman era um devoto exaltado de Vishnu que eventualmente ajudaria Rama a derrotar Ravana, Brahma reviveu a criança, após o que todos os deuses mais proeminentes o abençoaram com habilidades especiais, pacificando Vayu.
Nomeado por causa da mandíbula quebrada que ele sofreu com o impacto de sua queda (hanu significa “mandíbula” e man significa “proeminente”), o nome de Hanuman é um lembrete da natureza precária do poder desenfreado e como muitas vezes pode resultar em consequências perigosas quando não guiado.
Hanuman Jayanti
É um festival religioso Hindu que celebra o nascimento do Deus Hanuman. Hanuman é imensamente venerado na Índia e Nepal. O festival cai na lua cheia do mês de Chaitra do calendário Hindu (entre final de março e início de abril). Abaixo as próximas datas do festival:
2023: 6 de abril
2024: 23 de abril
2025: 12 de abril
2026: 02 de abril
Acredita-se que a adoração a Hanuman permite que você adquira as características dele: coragem, determinação e devoção.
Acenda velas e lamparinas perto da divindade de Hanuman para atrair sua graça. Vista roupas e joias na cor vermelha, ofereça frutas para a divindade.
Hanuman no Yoga
Existem duas posturas de Yoga inspiradas em Hanuman.
Hanumanasana: é uma postura desafiadora de abertura completa do quadril. A postura do macaco pode inspirar os alunos a descobrir seus maiores pontos fortes e valor, além de ajudar a superar medos escondidos com confiança para enfrentar qualquer situação na vida. CLIQUE AQUI para ver mais sobre essa postura.
Anjaneyasana: pode ser considerada uma postura que prepara para o Hanumanasana, ou uma variação menos intensa da mesma. Ativa o alongamento dos músculos das pernas, psoas, virilha, os flexores do quadril e a coluna vertebral. Dizem que seus efeitos são mais marcantes quando é praticada durante a fase da Lua Crescente.
Mantras de Hanuman
Para erradicar doenças, espíritos malignos e outros tipos de distúrbios na vida:
Om Namo Bhagvate Anjaneya Mahabalay Swaha
Recomenda-se que o mantra seja entoado antes de atividades físicas, conectando sua consciência com sua respiração, aumentando a energia e a vitalidade:
Om Hum Hanumate Vijayam
Recitar este mantra para obter força física, resistência e poder. Esse mantra pode aumentar tanto a força quanto a agilidade. Pode ser traduzido como: “Saudações ao prana consciente”:
Om Sri Hanumate Namaha
Comentários