Maneiras naturais de aliviar dores musculares
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Maneiras naturais de aliviar dores musculares

Não deixe que a dor limite você. Muitas pessoas evitam exercícios físicos por causa das dores musculares produzidas pela atividade. Neste post compartilho algumas dicas práticas e simples de autocuidado que visam músculos sensíveis, com itens e produtos que você já tem em casa.


Movimento

Manter o corpo em movimento é a principal dica para evitar as dores musculares. A maioria das pessoas que tem sensibilidade muscular é devido ao sedentarismo. Então, movimente-se! Aqui algumas dicas:

  • Yoga: reserve um tempo antes e depois de qualquer atividade física para alongar os músculos. Se você ficou sentado durante todo o dia, tente alguns alongamentos ou até mesmo posturas de Yoga. Isso vai relaxar os músculos e prevenir dores musculares.

  • Automassagem: Use uma bola de tênis para massagear os músculos doloridos e os tecidos conjuntivos. Sente-se, fique em pé ou deite-se com o corpo contra uma superfície firme. Pressione a bola entre a superfície e o músculo que você deseja aliviar. Role a bola para alcançar diferentes partes do músculo.

  • Drenagem linfática manual: esta prática pode reduzir o inchaço nos músculos sobrecarregados, especialmente nas pernas. Massageie o excesso de fluidos em direção aos gânglios linfáticos na virilha, axilas e ao redor do pescoço. Use a abordagem proximal-distal-proximal: massageie primeiro as áreas mais próximas (proximais) dos drenos linfáticos no tronco, virilha e axila, depois as mais distantes (distais) e depois mais próximas novamente.

Nutrição

Sim, a comida pode fazer você se sentir melhor. Experimente essas frutas e vegetais ricos em antioxidantes para ajudar a aliviar os músculos doloridos e combater a inflamação.

  • O espinafre é muito rico em magnésio, o que pode aliviar a inflamação e prevenir a dor. Também ajuda a produzir serotonina, um hormônio que relaxa o sistema nervoso central. Outros alimentos ricos em magnésio incluem sementes de abóbora, feijão, atum, arroz integral, amêndoas, abacate, chocolate amargo, iogurte e banana.

  • O suco de cereja azedo pode reduzir a inflamação e a dor pós-exercício, principalmente em pessoas com artrite. É rico em vitamina C e antioxidantes.

  • As propriedades anti-inflamatórias do gengibre podem reduzir a dor muscular. Adicione-o a pratos de vegetais e smoothies ou gengibre fresco para fazer chá .

  • A cúrcuma contém curcumina , outro antioxidante anti-inflamatório. Ao cozinhar com açafrão, adicione uma pitada de pimenta preta; melhora a biodisponibilidade da raiz.

Remédios tópicos

Quer algo natural para substituir o ibuprofeno? Experimente algo novo – e natural. Esses analgésicos holísticos podem ajudar o corpo a se reparar com pouco ou nenhum efeito colateral.

  • Os sais de Epsom dissolvidos em um banho quente reduzem cãibras e inflamações para acalmar os músculos porque são ricos em magnésio. A aplicação diária de loção de magnésio também pode ajudar.

  • Tiger Balm, a pomada clássica de Cingapura, tem uma mistura potente de ingredientes à base de plantas, como cânfora e mentol, que dão à pele uma sensação de resfriamento e aquecimento e melhoram a circulação.

  • Óleo de Copaíba: o óleo de copaíba tem tudo para ser o novo CBD, pois é mais eficaz do que o canabidiol para a dor e traz menos risco de provocar reações no organismo. Além disso, influencia positivamente no sistema imunológico e no sistema endócrino trazendo inúmeros benefícios a saúde.

  • Os óleos essenciais podem ajudar a reduzir a dor. A hortelã é analgésica, a lavanda é relaxante e o gengibre tem um efeito de aquecimento nos músculos. Adicione uma a duas gotas a um óleo transportador neutro antes de usar a mistura para automassagem

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page