top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

O que é mantra

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Mantra é um som, sílaba, palavra ou grupo de palavras que são consideradas capazes de "criar transformação", principalmente transformação espiritual. O significado da palavra sânscrita mantra é tradicionalmente definido como o que liberta a mente de seus problemas e limitações.


Mantras de yoga podem ajudar alunos e professores de yoga em seu crescimento espiritual, e isso, por sua vez, pode orientar a aumentar os níveis de conscientização. Os alunos, em particular, se beneficiarão dessa prática, pois os sons criados pelo canto trazem vibrações positivas no corpo. Essas vibrações positivas acalmam o corpo e a mente, e podem ajudar ainda mais os alunos a tomar decisões informadas em suas vidas diárias.


mantra om
Símbolo do mantra OM

No Yoga usamos a repetição e o canto de mantras para encorajar a mente a entrar em um estado meditativo, de modo que o praticante possa começar a se conectar com o Divino dentro de si. Dizem que ao escolher cantar mantras você está mudando sua vibração e evocando um nível mais alto de consciência.

Acredita-se que existem cerca de 70 milhões de mantras. Os mantras são entoados de forma repetida e tem como objetivo relaxar e induzir um estado de meditação.

Cada mantra tem seu próprio som e vibração, então quando você o canta, você começa a vibrar dentro da frequência desse mantra. Muitos estudiosos já concluíram que não é preciso saber o significado de cada uma das palavras para obter os benefícios dos mantras. O poder do mantra está na frequência vibracional. Alguns dizem que o poder vibracional dos mantras podem ter efeitos curativos, penetrando nas células do corpo e preenchendo-as com energia e força divinas.

Existem mantras para facilitar a concentração e meditação, mantras para energizar, para adormecer ou despertar, para abundância, prosperidade, saúde, para desenvolver os chakras ou vibrar canais energéticos a fim de desobstruí-los.

Para entoar um mantra é necessário estar sintonizado com espaço interno que existe em nós (Shúnya), onde o som irá vibrar, chegando a origem da vibração interna.

A beleza de um mantra, é que você pode realizá-los em qualquer lugar e a qualquer momento. Eles têm muitos benefícios, incluindo:

  • Ajuda a esvaziar a mente;

  • Te deixa ancorado no momento presente;

  • Reduz a ansiedade;

  • Limpa pensamentos desnecessários e negativos;

  • Aumento da concentração e memória;

  • Aumenta a sensação de bem-estar;

  • Ajuda a garantir uma saúde física, mental, emocional e espiritual;

  • Sensação de paz e relaxamento;

  • Ajuda a diminuir as tensões em geral.

Dentre todos os mantras, o mais importante e mais conhecido é o mantra Om. Om é o som do infinito e a semente que do qual surgem todos os outros mantras. Para saber mais sobre o mantra OM e outros importantes mantras do Yoga, clique aqui.


P.S.: *A palavra mantra significa em sânscrito "instrumento para o pensamento [adequado]" (man = pensamento, mente; tra = instrumento). Mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto, geralmente em sânscrito que detenha um poder (intenção) específico.

380 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page