O que é Brahma Muhurta
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

O que é Brahma Muhurta

Você já experimentou a quietude e calmaria das primeiras horas da manhã, pouco antes do amanhecer? A tranquilidade auspiciosa e profunda destas primeiras horas tem sido reconhecida e reverenciada por seu significado sagrado, conhecido como “Brahma Muhurta”.


nascer do sol

Repleto de sabedoria antiga, este momento, cerca de uma hora e meia antes do nascer do sol, tem um significado profundo para os buscadores espirituais. Enraizado no hinduísmo, no Yoga e no Ayurveda, o Brahma Muhurta oferece benefícios únicos para a mente, o corpo e a alma.


Vamos nos aprofundar na mística dessa hora sagrada, explorando seu significado transcultural, seu encanto ancestral e suas explicações científicas modernas.

Brahma Muhurta significa o tempo do criador. Você pode ver as coisas desta forma: é o momento em que você pode criar a si mesmo. Você se torna o Brahman pela manhã, para que possa se tornar do jeito que deseja ser. – Sadhguru

O que é Brahma Muhurta?

O horário de Brahma Muhurta, também conhecido como “Hora do Criador”, é um período de 48 minutos que começa uma hora e 36 minutos antes do nascer do sol e termina 48 minutos antes do nascer do sol. É um período auspicioso para práticas e atividades espirituais no Hinduísmo, Ayurveda e no Yoga.


“Muhurta” é um termo sânscrito que denota uma divisão de tempo – 1/30 de um dia, ou um período de 48 minutos. Existem 15 Muhurtas durante o dia e 15 à noite, sendo Brahma Muhurta o 14º (ou penúltimo) período de 48 minutos da noite.


O termo “Brahma” se refere ao Senhor Brahma – um Deus Hindu, reverenciado como o criador do universo. Incorporando a fonte definitiva de inteligência cósmica e energia criativa, acredita-se que Brahma produz vida e criação.


Brahma Muhurta é um período da manhã em que se acredita que o universo esteja em renovação e recriação – daí o nome de Brahma.

 

As energias sutis e o prana que apoiam novos começos e a criação são mais potentes neste momento e, portanto, acredita-se que as atividades espirituais realizadas durante Brahma Muhurta têm um efeito maior do que em qualquer outra parte do dia.

Praticar atividades espirituais durante Brahma Muhurta traz inúmeros benefícios, incluindo clareza mental, maior foco, tranquilidade, humor equilibrado, visão divina e muito mais.

 

História e Origens

As origens exatas de Brahma Muhurta não estão claramente documentadas, no entanto, há referências ao conceito em antigas escrituras indianas, como nos textos fundamentais dos Vedas e dos Upanishads.


Estes textos sagrados, que datam de milhares de anos, contêm numerosas referências ao significado das horas da manhã. Por exemplo:


  • Bhagavad Gita 2.69: "O que todos os seres consideram como dia é a noite da ignorância para o sábio, e o que todas as criaturas veem como noite é o dia para o sábio introspectivo".

  • Mundaka Upanishad 1.2.12: “Nas primeiras horas, quando o mundo dorme, os sábios despertam para a realidade atemporal”

  • Rig Veda 7.75.8: “Que o amanhecer nos conceda discernimento e que possamos encontrar forças para buscar a sabedoria”

 

O que fazer e o que não fazer durante Brahma Muhurta

Para aproveitar ao máximo Brahma Muhurta, existem certas atividades que são incentivadas e outras que são desaconselhadas. Estas variam ligeiramente entre as tradições, mas aqui estão algumas orientações gerais sobre o que fazer e o que não fazer durante o Brahma Muhurta:

 

Coisas para fazer:

Nº 1: Práticas Espirituais

A recomendação predominante durante Brahma Muhurta é mergulhar em atividades espirituais como oração, meditação, canto devocional, mantras ou yoga .

Este é um período em que a mente está particularmente receptiva a tais práticas, por isso deve ser aproveitado como uma oportunidade única para maximizar os benefícios do seu envolvimento espiritual.

 

Nº 2: Auto-reflexão

Use este momento de silêncio para introspecção e autorreflexão. Considere o momento para escrever em um diário, meditar ou definir intenções positivas para o dia seguinte e refletir sobre seus objetivos espirituais.

 

Nº 3: Estudo das Escrituras

Se você segue uma tradição espiritual ou religiosa específica, considere ler ou estudar as escrituras ou textos relacionados durante esse período. Pode aprofundar sua compreensão dos princípios espirituais e fornecer grande inspiração para o dia.

 

Nº 4: Exercícios respiratórios (Pranayama)

Durante as primeiras horas da manhã, acredita-se que o ar seja rico em prana, e acredita-se que a prática de pranayama apoia a absorção dessa energia da atmosfera, além de promover a purificação respiratória, melhorar a saúde pulmonar e equilibrar o humor.

 

Nº 5: Expresse Gratidão

Reserve um tempo nesses momentos matinais para expressar gratidão por tudo e qualquer coisa que lhe venha à mente e pelo dia e pelas oportunidades que ele traz.

 

Coisas que não devem ser feitas:

Nº 1: Comer e Beber

Geralmente é aconselhável não comer ou beber durante o Brahma Muhurta, pois isso pode afetar o equilíbrio do prana neste momento.

Por esta razão, acredita-se que jejuar até o fim de Brahma Muhurta aumenta os benefícios das práticas espirituais e de bem-estar.

 

Nº 2: atividades administrativas

Evite se envolver em atividades mundanas ou administrativas, como verificar e-mails, assistir TV ou realizar trabalho físico intenso. Essas coisas são distrações, sendo esse tempo melhor usado para cultivar clareza mental, introspecção e buscas espirituais.

 

Nº 3: Pensamentos Negativos

Tente evitar pensamentos ou emoções negativas durante o Brahma Muhurta. Use esse tempo para cultivar positividade e um estado de espírito pacífico.

 

Nº 4: Distrações

Minimize as distrações externas, pois elas afetarão negativamente sua capacidade de aproveitar ao máximo esse momento especial. Tente passar esse tempo sozinho, desligando todos os dispositivos eletrônicos para criar um espaço sagrado e tranquilo para você e suas práticas espirituais.

 

Nº 5: Pressa

Reserve bastante tempo durante o Brahma Muhurta. Se apressar nas práticas espirituais anula o propósito deste período auspicioso, que é promover a presença, um estado de espírito calmo, focado e centrado.

 

Nº 6: Exercício extenuante

Evitar atividades físicas extenuantes que aumentem a frequência cardíaca é incentivado a manter um corpo calmo e um estado de espírito receptivo.

A ênfase deve estar no direcionamento da energia para dentro, para práticas espirituais, portanto, praticar exercícios leves ou Yoga é aceitável, desde que seu objetivo seja preparar o corpo e a mente para a meditação.

 

Perspectivas Científicas

Embora o conceito de Brahma Muhurta esteja enraizado principalmente em antigas tradições religiosas e culturais, existem algumas explicações científicas modernas que podem estar associadas ao auspicioso desta hora sagrada:

 

Nº 1: Ritmos Circadianos

Acredita-se que Brahma Muhurta sincroniza os ritmos circadianos do corpo, o relógio biológico interno que regula vários processos fisiológicos, incluindo a secreção hormonal, a temperatura corporal e a atividade metabólica.


Este alinhamento é significativo porque corresponde a uma fase específica do ritmo circadiano onde o corpo se prepara naturalmente para a atividade, tornando-nos mais receptivos à meditação, Yoga, leitura ou outras práticas espirituais e de autodesenvolvimento.


Esse alinhamento promove o estado de alerta e clareza mental, minimizando a inércia do sono, que é o torpor ou a inércia experimentada ao acordar, tornando a transição do sono para a vigília mais suave.


Dito isto, os ritmos e horários circadianos podem diferir entre os indivíduos, tornando a sincronização um tanto dependente da pessoa em questão.

 

Nº 2: Níveis de melatonina

Frequentemente associado à promoção do relaxamento e da sensação de calma devido ao seu papel principal na regulação do ciclo sono-vigília, a melatonina é um hormônio produzido pela glândula pineal em resposta à escuridão.


Os níveis de melatonina normalmente diminuem à medida que a luz ambiente se torna mais brilhante, o que significa que as condições de pouca luz durante o Brahma Muhurta ajudam a preservar os nossos níveis de melatonina, contribuindo para uma sensação de tranquilidade e calma.


Pensa-se também que esta preservação contribui para uma transição de despertar mais suave, melhora a qualidade do sono e cria um ambiente propício para práticas espirituais e de bem-estar.


Por exemplo, este ambiente auspicioso é particularmente benéfico para a meditação, pois é menos provável que a mente se distraia com estímulos externos. Da mesma forma, os níveis mantidos de melatonina apoiam uma experiência mais focada e centrada durante a prática de Yoga.

 

Nº 3: Menos perturbação ambiental

Agora, este pode parecer um pouco óbvio, mas é um ponto importante. As primeiras horas da manhã oferecem uma calma e tranquilidade únicas, com níveis mais baixos de ruído ambiente, redução da poluição atmosférica e luminosa, temperaturas mais amenas e muito mais.


Esta combinação cria uma atmosfera realmente serena e tranquila, promovendo melhor concentração, relaxamento e um clima mais suave.

Isso significa que a ausência de perturbações ambientais durante o Brahma Muhurta pode permitir que os indivíduos experimentem uma sensação de calma, auxiliando na contemplação focada, na meditação ou em outras práticas espirituais.

 

Horários De Brahma Muhurta

Como mencionado, Brahma Muhurta é um período de 48 minutos que começa uma hora e 36 minutos antes do nascer do sol e termina 48 minutos antes do nascer do sol, o que significa que a hora do nascer do sol determina o Brahma Muhurta.


Isso significa, por exemplo, que o horário de Brahma Muhurta às 3h24 e terminaria às 4h12, se o nascer do sol fosse às 5h. Se o nascer do sol fosse às 7h, Brahma Muhurta começaria às 5h24 e terminaria às 6h12.


Isso significa que os horários exatos de Brahma Muhurta podem variar de acordo com a localização, época do ano e horário do nascer do sol local.

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page