Respiração do Yoga
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Respiração do Yoga

Cada respiração que fazemos não é apenas uma simples função corporal; É o fio que conecta nossas dimensões física, mental e espiritual. É a nossa força vital ou, derivando da filosofia tradicional do Yoga, o nosso Prana.


Professora de Yoga praticando pranayama

Essa energia universal flui em correntes ao redor de nossos corpos (chamada Prana Vayus) e é uma porta de entrada para nosso bem-estar, uma fonte de resiliência e a chave para desbloquear todo o nosso potencial humano. Em um nível muito básico, a respiração é vida e nos ajuda a sobreviver. No entanto, respirando corretamente, o que 99% dos seres humanos não fazem, podemos prosperar. A maioria de nós pensa que, por estarmos vivos, nada está errado com a maneira como respiramos. Mas, precisamos nos permitir alcançar nosso potencial máximo.


Inspirar, expirar, repetir

Em média, um adulto saudável em descanso normalmente respira cerca de 12 a 20 vezes por minuto. Isso significa 20 mil respirações por dia, o que é bastante, mas é um sintoma do "novo normal" em que todos nós estamos vivendo; um estado muito agitado e estressado devido ao nosso estilo de vida. Os antigos Yogis já sabiam que uma boa frequência respiratória é menos do que 10 respirações por minuto. Estamos bem longe disso hoje em dia. Embora pareça que respirar é algo que simplesmente acontece, há uma arte nisso. Estamos falando sobre a prática consciente e intencional do pranayama para liberar nossa respiração e, por fim, respirar menos.

 

Como está sua respiração?

Você respira principalmente pelo nariz ou pela boca? Você ronca, tem apneia do sono, asma, doença autoimune, alergias? Já ficou sem fôlego durante o exercício ou sofre de doenças respiratórias? Melhorar a respiração pode ajudar.


Como nosso estilo de vida moderno afeta a respiração?

Nossos ancestrais, viviam em ambientes menos higienizados e mais naturais, respiravam de forma mais lenta, eficiente e sem dificuldades. Com o passar do tempo, os estilos de vida modernos, caracterizados por hábitos sedentários, alimentação processada, aumento do estresse, menos tempo ao ar livre e distanciamento das tradições, resultaram em padrões respiratórios prejudicados.

 

Qual é a melhor coisa que você pode fazer hoje para respirar melhor?

A respiração nasal faz milagres em nossa saúde, é um divisor de águas. Quando respiramos pelo nariz, filtramos, umidificamos, aquecemos e movimentamos o ar, preparando-o para o nosso corpo da melhor maneira possível. Isso só é possível quando respiramos adequadamente pelo nariz. Quando respiramos pela boca nada disso está acontecendo e prejudica nossa saúde. Este sistema de ar condicionado natural também ajuda a aumentar o consumo de oxigênio no nosso sangue, promovendo uma melhor saúde geral. Além disso, a respiração nasal pode melhorar o sono, reduzir o estresse e até mesmo impulsionar nosso sistema imunológico.


Yoga e a respiração

Antes da criação do vinyasa, o yoga era centrado em torno da arte de controlar a respiração. O foco das posturas no yoga moderno às vezes pode distrair das raízes do yoga, que permanecem firmemente entrelaçadas com a sabedoria antiga da respiração. A palavra Pranayama vem do sânscrito; Prana significa "força vital vital" e Ayama significa "liberdade" ou "expansão". Trata-se de libertar o fôlego e expandir o próprio potencial.


5 maneiras simples de respirar melhor hoje


  1. Conscientize-se. Respirar melhor começa com a consciência da própria respiração. Posicione o seu tórax de forma que a respiração possa fluir naturalmente para a barriga, para as costelas, a parte inferior das costas e, depois, para cima e para baixo. Queremos uma respiração completa em todas as direções. Muitas pessoas focam apenas na respiração abdominal e esquecem das outras áreas. A propósito, o seu diafragma é o principal músculo para respirar e você não consegue respirar sem ele.

  2. Respire pelo nariz! O nariz é o caminho para a entrada e saída de ar, não a boca.

  3. Pratique a Respiração Consciente. Tire alguns minutos por dia para se concentrar na sua respiração. Esteja totalmente presente no momento, preste atenção a cada inspiração e expiração. Este simples ato pode reduzir o estresse e melhorar sua clareza mental.

  4. Use técnicas de respiração durante o dia, para trazer calma, energia, aquecimento e resfriamento... Há um exercício de respiração para cada intenção e para todos!

  5. Tente cantarolar. É divertido respirar emitindo um som e você pode fazê-lo ao som de sua música favorita. A técnica Bhramari Pranayama que usa zumbido é perfeita para um reset ou desestresse de 1 minuto!

  6. Se você se sentir um pouco incomodado ou obstruído, você pode usar Jala Neti para limpar os seios nasais de forma eficaz, se precisar.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page