Rotina Matinal
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Rotina Matinal

Atualizado: 17 de ago. de 2022

Uma rotina matinal tem um poder de transformação enorme. É a partir dela que você começa o dia bem e se torna mais produtivo e disciplinado. Como eu sempre digo, por que não fazer de rotina matinal, uma manhã mais sagrada, saudável e feliz?



Rotina matinal significa você cultivar hábitos estratégicos que irão melhorar sua performance física, mental e quem sabe promover uma elevação espiritual. Uma rotina matinal também te ajuda a manter a consistência nas ações.


Saber exatamente como serão os primeiros minutos do meu dia é reconfortante. Isso reduz minha ansiedade me dando a sensação de que estou controle.

Você pode usar a rotina matinal para criar hábitos e padrões positivos. Isso gera clareza e permite que você seja quem quer ser e coloque intenção no que precisa fazer. Através de uma rotina matinal, você vai gerando consciência e controle sobre seu corpo, emoções e mente, sempre pensando no que de melhor pode acontecer.


Hoje vou te contar sobra minha própria rotina e te dar algumas dicas sobre o que fazer no início da sua manhã. Mas o mais importante é você encontrar uma rotina que faça sentido para você trazendo os resultados esperados e se encaixe em seu estilo de vida.


1. Definir o alarme

Minha rotina matinal começa na noite anterior, definindo o horário que quero acordar.

Eu acordo às 5h da manhã mas você pode começar apenas acordando 1h antes do horário habitual.


Por muitos anos eu tive problemas com insônia, até descobrir que na verdade o meu horário de acordar não estava ajustado. Desde que comecei a levantar as 5h, não tive mais problemas com insônia e entre às 22h e 22h30 já estou dormindo. Quando seu relógio despertar no horário que você decidiu levantar, simplesmente levante! Acabe com o botão soneca.


2. Se hidrate!

Você acabou de passar de sete a oito horas, deitado, dormindo sem beber nada, então a gente acorda um pouco desidratado todos os dias, o corpo precisa de hidratação para acordar, faz parte do processo de acordar. Tomar água é um ótimo jeito de dar a partida no seu metabolismo. Eu começo o meu dia com um copo de água. Nos dias frios prefiro um chá e às vezes espremo um limão no copo d'água.


3. Movimento

Movimente seu corpo, faça uma caminhada, pratique Yoga, faça alguns alongamentos, tome um banho... é importante você se movimentar um pouco para dissipar o sono.


4. Meditação

Iniciar o dia meditando e ter esse momento de introspecção significa dizer para si mesmo que você é o que mais importa nesse momento. Inicie pequenos ciclos de respiração profunda e se desconecte do mundo. Não se prenda aos pensamentos, apenas observe e sinta seu corpo, sinta sua respiração, sinta a sua presença. Meditar promove o rejuvenescimento físico e mental, diminui o estresse e melhora nossa performance cognitiva. Meditar no início do dia melhora o foco e produtividade nas tarefas mais difíceis.

5. Escrita

Logo depois da meditação é interessante acrescentar esse passo. Você pode ter ideais ou insights que queira anotar, ou simplesmente escreva de forma livre... Escrever em um diário faz parte do processo criativo. Não é um blog ou algo que você vá expor no mundo... É um fluxo de pensamentos sobre qualquer coisa que esteja em sua mente. Escrever também ajuda a limpar minha mente das coisas que quero me livrar. Isso faz meu cérebro pensar com mais clareza e criatividade.


Bônus: Sugiro terminar o processo da escrita com a prática da Gratidão. Pode parecer “besteira” para alguns, mas começar o dia agradecendo é totalmente energizante e aprimora ainda mais o seu mindset. Exercite a gratidão todos os dias durante sua rotina matinal. Mentalize e registre de 3 a 5 coisas das últimas 24 horas pelas quais você é grato.


6. Ler

Ler por 20 minutos tem sido muito importante para mim. Não só é agradável, mas ler livros me inspiram no começo do dia e ativa minha criatividade. Ao invés de estipular tempo de leitura, você pode determinar quantidade de páginas.


7. Café da manhã

O café da manhã é uma das principais refeições. Isso porque o desjejum interrompe o ciclo de repouso digestivo do corpo, interferindo na forma como o seu metabolismo vai funcionar no decorrer do dia. O café da manhã é também minha refeição preferida. Finalizo minha rotina matinal com um gostoso café da manhã com meu marido. Esse é um momento gostoso que tiramos para conversar sobre nosso dia. Também pedimos para a Alexa ler nosso resumo de notícias para começar o dia mais bem informados.


8. Banho de sol e natureza

Confesso que não pratico isso todos os dias. Pelo menos uma vez por semana vou ao parque para uma caminhada leve, me reconectar à natureza e tomar um solzinho. Tomar 15 minutos de sol, sem protetor solar, ajuda seu organismo a produzir vitamina D, além de contribuir para a redução do cansaço e fadiga crônicos. Tomar sol pela manhã também melhora a qualidade do sono e aumenta a produção de serotonina. Esse exercício pode ser potencializado quando unido ao contato com a natureza. Se você mora próximo a um parque, pode usar esse momento para o banho de sol, conexão com a natureza, movimento do corpo (caminhada ou corrida) e finalizar com uma meditação. Você marcará "check" em 4 itens de sua lista de rotina matinal de uma só vez.

Os lugares têm energia e o tempo tem memória. Por isso quero frisar aqui a importância de fazer tudo isso sempre no mesmo horário e no mesmo lugar.


Espero que essas oito dicas te ajude a ter um grande dia pela frente.

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page