Um exercício simples e poderoso para acalmar a mente e o corpo
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Um exercício simples e poderoso para acalmar a mente e o corpo

Atualizado: 16 de fev. de 2021

Pode parecer clichê pois o que eu vou falar agora eu repito em todas as minhas aulas. Aliás, eu falo isso o tempo todo durante as aulas. É muito simples, mas muitos alunos ainda não entenderam o real valor de uma respiração bem trabalhada.



Trabalhar a respiração é um exercício simples para acalmar a mente e copo. Nem todas as respirações são iguais. Uma rotina de respiração simples e cronometrada, em que as expirações são mais longas que as inspirações, pode ser um exercício poderoso o suficiente para acalmar o sistema nervoso e a mente sobrecarregada.


O sistema parassimpático, controla seu descanso, relaxa e responde às situações com calma. Quando o sistema parassimpático é dominante, sua respiração diminui, sua frequência cardíaca diminui, sua pressão arterial diminui e seu corpo é guiado de volta a um estado de calma e cura. Colocar seu corpo em um estado parassimpático é mais fácil do que você imagina; basta uma leve manipulação da respiração.


O sistema nervoso simpático, por outro lado, comanda sua resposta de luta ou fuga . Quando ele dispara, sua frequência cardíaca e respiração aceleram e hormônios do estresse como o cortisol começam a ser liberados em sua corrente sanguínea, preparando seu corpo para enfrentar uma ameaça. Se a ameaça for "O prédio que estou está pegando fogo e preciso fugir", essa resposta é útil. Mas se a ameaça for "Estou atrasado para o trabalho!" essa resposta não é particularmente útil - e, de fato, pode ser prejudicial. Quando o cortisol é liberado com demasiada frequência ou durante muito tempo, perturba a produção hormonal do corpo.


Você pode tomar consciência disso no seu dia a dia percebendo como você está se sentindo, e se perceber que está ansioso ou estressado, você consegue através da respiração fazer o seu corpo e mente voltar a um estado calmo e sereno.


Quando sua expiração é mais longa que a inspiração, o nervo vago (do pescoço para o diafragma) envia um sinal ao cérebro para aumentar o sistema nervoso parassimpático e diminuir o sistema nervoso simpático.


Instruções passo a passo de um poderoso exercício para a respiração calmante:

  • Para começar, sente-se de uma maneira confortável.

  • Feche os olhos e respire pelo nariz.

  • Inspire contando mentalmente até 3.

  • Faça uma pausa na parte superior da inspiração e conte até 1.

  • Expire suavemente, até uma contagem de 6.

  • Faça uma pausa na parte inferior da expiração contando até 1.

  • Mantenha sua respiração uniforme e suave. Se a contagem de 3-6 parecer muito curta, tente aumentar o comprimento da respiração para 4-8 ou 5-10. E assim por diante.


Se respirações mais longas criarem ansiedade, não há necessidade de se esforçar. O mais importante é que a expiração seja mais longa que a inspiração. Defina um cronômetro e respire dessa maneira por pelo menos 5 minutos para ver a diferença no seu humor.


107 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page