Yoga para crianças
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Yoga para crianças

Atualizado: 7 de set. de 2020

As aulas de yoga para crianças tem como principal objetivo despertar o interesse dos pequenos por práticas que as ajudem a controlar corpo e mente de forma criativa e com brincadeiras lúdicas utilizando posturas associadas a elementos da natureza. A prática de Yoga na infância melhora o desempenho nas atividades escolares, aumenta a concentração além de ajudar a diminuir os níveis de ansiedade em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Yoga tem sido adotado por adultos em todo o mundo,  dando resultados positivos na redução do estresse, melhorando a postura, melhorando a atenção plena e criando um corpo saudável. Da mesma forma, a prática terapêutica do Yoga proporciona às crianças muitos benefícios naturais e as prepara para enfrentar os desafios da vida, tanto física como mentalmente.


Veja alguns benefícios:


  • Yoga melhora a concentração

É ótimo incluir a prática de Yoga no currículo escolar para aumentar a concentração, melhorar a atenção e promover um comportamento positivo. A prática de Yoga permite que  as   crianças  tenham  um  foco melhor  e   tendem   a   aprender   as coisas rapidamente. 


  • Yoga constrói confiança e auto-estima

Aprender e dominar novas posturas e criar uma conexão mais forte entre a mente e o corpo, tudo isso ajuda a construir a confiança. Yoga ensina aceitação e tolerância aos outros. Ao praticar Yoga, as crianças aprendem cedo na vida que todos os seres vivos devem ser valorizados e respeitados. 


  • Yoga Ensina Disciplina e Responsabilidade

Yoga promove disciplina e força; um estilo de vida disciplinado estimula hábitos saudáveis. Quando as crianças aprendem que a prática de Yoga ao longo da vida contrasta com a satisfação da realização instantânea, elas também aprendem e aceitam tanto os dias bons como os não tão bons, e tudo o que existe entre eles. 


  • Yoga alivia o estresse (algo que todos nós enfrentamos)

O estresse não é restrito apenas aos adultos. Devido a um mundo super competitivo e incerto de hoje, as crianças também precisam lidar com muito estresse e tensão, e a vida agitada das crianças afeta sua felicidade e alegria inatas. Praticar Yoga e técnicas de respiração funcionam maravilhosamente na redução dos níveis de estresse e ansiedade.


  • Yoga incentiva a conscientização

Um ótimo professor de Yoga contribui para uma realização bem-sucedida da sessão de Yoga para que as crianças terminem a prática com um corpo e mente alinhados, calmos e felizes. Além disso, uma ótima professora de Yoga para crianças ensina sobre a Yoga de uma forma que as  capacita a levar essa arte maravilhosa de atenção plena e auto cura por toda a vida.


  • Yoga incentiva interações sociais e amor ao próximo

Yoga é uma prática não competitiva e ensina às crianças que sucessos e fracassos fazem parte da vida. A interação social não competitiva da Yoga ensina a auto-aceitação; Yoga faz com que eles se apaixonem por si mesmos e se abraçarem. Isso os encoraja a mostrar gratidão e amor àqueles que estão ao seu redor e melhora seu comportamento social. A Yoga inspira as crianças a serem gentis, receptivas, pacientes e empáticas com seus colegas e até consigo mesmas.


  • Yoga traz equilíbrio corporal e flexibilidade

As crianças nascem com flexibilidade natural e a Yoga as ajuda a manter e prolongar esse presente natural na idade adulta. Os asanas do Yoga fortalecem e tonificam o corpo, criam consciência corporal, aumentam a flexibilidade, equilibram e também ajudam as crianças a aprender sobre seu corpo  incluindo suas forças e limitações. Tudo isso junto forma uma boa postura corporal e reduz o risco de lesões, especialmente quando elas brincam, praticam esportes, fazem alguma atividade física e até mesmo quando caminham e correm.


  • Yoga promove corpo saudável e mente relaxada

A vida cotidiana e seus altos e baixos podem prejudicar a saúde física e mental das crianças, mas, com a ajuda da Yoga, elas podem cuidar muito melhor de seu bem-estar geral. Os asanas do Yoga alongam, fortalecem e constroem a coordenação do corpo. Eles melhoram o fluxo sanguíneo e promovem o funcionamento adequado dos órgãos internos e do cérebro, enquanto cultivam um estado mental e corporal pacífico, calmo, relaxado e integrado.


Nas aulas de Yoga para crianças, tudo isso é ensinado de forma criativa com brincadeiras lúdicas e posturas inspiradas nos elementos da natureza.


47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yoga Nidra

bottom of page