top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

5 maneiras de aplicar Satya (verdade) na vida real

Atualizado: 16 de fev. de 2021

O segundo dos 5 Yamas é Satya, o princípio da veracidade. (Clique aqui para descobrir o primeiro Yama). Satya nos convida a sermos verdadeiros e transparentes. Mas aplicar esse princípio na vida real é muito além do que apenas falar a verdade.

O QUE É VERDADE ABSOLUTA NESSE MOMENTO, ALGUNS MOMENTOS DEPOIS JÁ DEIXA DE SER.

É escolher cuidadosamente nossas palavras para que causem o menor dano e o maior benefícios. Satya é desacelerar, filtrar e considerar cuidadosamente as palavras para que quando a escolhermos ela esteja em harmonia com o primeiro Yama – ahimsa – não violência. Os Yamas estão conectados e a não-violência precede a veracidade. Às vezes não podemos falar a verdade porque a verdade agride. A verdade nem sempre é conveniente, mas ser verdadeiro é.

Se eu disser que algo é ruim e/ou feio as minhas apalavras podem soar como uma verdade, no entanto é apenas uma opinião. A prática de Satya não é dizer cegamente a verdade sem considerar as consequências.

Como aplicar Satya no dia a dia:


Vida Social:


Não se envolva em fofocas e conversas sem sentido. Antes de falar, deixe que suas palavras passem por 4 filtros: É verdadeiro? É necessário? É útil? E, principalmente, é gentil?


Com Você mesmo:


Autoconhecimento

Seja verdadeiro com você. Só assim descobrimos nosso propósito. Se pergunte: Quem sou eu? O que eu realmente gosto? O que nutre minha alma? Passe um tempo de introspecção para encontrar respostas honestas. Será gratificante e transformador.


Autenticidade

Seja autêntico e genuíno. Seja fiel a você mesmo. No exemplo anterior, você pegou as respostas e descobriu seu propósito, está na hora de ser autêntico e viver o propósito. Quando as pessoas percebem que você é sincero em suas palavras e ações, elas passam a respeitar mais você. Quando você é autêntico você inspira outras pessoas a serem autênticas também.


No trabalho:


Seja realista sobre o tempo necessário para concluir uma tarefa para não se sentir estressado demais, esgotado, cansado e frustrado. Não pegue mais trabalho do que você aguente fazer, não prometa prazos que você não consegue cumprir, não minta sobre suas habilidades.

Na prática de Yoga:


Seja verdadeiro no seu tapetinho e na sua aula de Yoga. Se faça perguntas como: qual é o objetivo da minha prática? Estou praticando para descobrir minha luz interior ou para realizar alguma postura difícil e me exibir? Deixar que a resposta honesta venha à toa nos ajuda a ir além e dissolver nosso ego. Seja honesto em sua pratica de Yoga. As vezes queremos fazer uma postura bonita e desafiadora que não estamos prontos para fazer. Ultrapassar o limite do corpo e ignorar o que o corpo está dizendo é não ser sincero em sua prática.


Nos relacionamentos:


Seja claro quanto à suas expectativas. Não exija que o outro saiba o que você está pensando, sentindo e esperando. Seja verdadeiro, honesto e transparente quanto as suas expectativas.


Saiba dizer não. Pare de dar desculpas, fale a verdade. Seja verdadeiro com seus amigos e parceiros. Muitas vezes damos desculpas para um amigo que nos convida para algum evento. Experimente ser sincero em vez de dar desculpas.


Última dica:


Namastê!


722 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


roberto.borja55
May 16, 2020

Muito legal esse Yama (Satya).

A verdade liberta.

Quem quiser conhecer a verdade deve abrir mão de toda ilusão, toda superstição.

"Não existe caminho que leve à verdade, pois a verdade não é algo que se encontra em algum lugar. A verdade é o estado de percepção." J.Krishnamurti

Só a verdade nos conduzirá à luz (iluminação).


Like
bottom of page