5 posturas com mantras e afirmações
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

5 posturas com mantras e afirmações

Nesta sequência com posturas de Yoga restauradoras vamos fazer o uso de mantras e afirmações para aprofundar o poder curativo do relaxamento de cada postura.


Enquanto estiver em uma postura, diga silenciosamente a afirmação completa para si mesmo 5 vezes. Por exemplo, “Inspirando, me sinto vivo. Expirando, me sinto grato.” Então, na próxima inspiração, diga silenciosamente: “Vivo”. Ao expirar, diga: “Grato”. Repita cada palavra 3 vezes. Em seguida, volte o foco para a respiração, descansando em silêncio. Sinta-se à vontade para escolher outras afirmações de sua preferência.


1. Balasana(postura da criança)

Sente-se sobre os calcanhares e, sem levantar os quadris, dobre o tronco para a frente. Coloque os antebraços e as palmas das mãos no chão. Solte o peso da cabeça e relaxe o pescoço, solte o peso dos braços e relaxe os ombros. Deixe a gravidade puxar seu quadril em direção à terra enquanto você solta o cóccix em direção aos calcanhares. Relaxe também sua lombar e toda a extensão da coluna vertebral. Mantenha essa postura por 5 minutos. Quando estiver pronto para sair da postura, recite o mantra de afirmação:

“Inspirando, me sinto seguro. Expirando, me sinto protegido. ”

  • Inspire: “Seguro”.

  • Expire: “protegido”.


2. Halasana (postura do arado)

Deite-se no chão com os braços nas laterais do corpo e as palmas das mãos pressionadas no chão. Levante as pernas até uma posição vertical. Em seguida, levante os quadris e a coluna do chão, levando as pernas para trás da cabeça. Os dedos dos pés são então colocados no chão e as pernas são suavemente endireitadas. Mantenha essa postura por 2 minutos ou conte 8 respirações. Quando estiver pronto para sair da postura, flexione os joelhos e mantenha as coxas próximas do abdômen. Controle a volta com o abdômen.

Mantra: “Inspirando, me sinto em paz. Expirando, eu me sinto calmo.”

  • Inspire: “Paz”.

  • Expire: “Calma”.


3. Dhanurasana (postura do arco)

Deite-se de barriga no chão. Flexione os dois joelhos e segure nos tornozelos com as respectivas mãos. Empurre os pés para trás e para o alto. Deixe que seus pés puxem seus braços. Leve os ombros para trás fechando as escapulas, tire a cabeça, o peito e as coxas do chão. Observe o contato do abdômen com o chão. Respire. Conte de 3 a 5 respirações na postura e volte devagar para o chão. Descanse.

Mantra: “Inspirando, me sinto aberto. Expirando, eu me sinto receptivo.”

  • Inspire: “abertura”.

  • Expire: “receptividade”.

4. Uttanasana (postura do alongamento intenso)

Em pé, deixe os pés próximos afastados no máximo na largura do seu quadril. Faça a flexão do tronco pra frente e para baixo. Solte o peso do tronco, solte o peso da cabeça e relaxe o pescoço, solte o peso dos braços e relaxe os ombros. Eventualmente suas mãos podem segurar suas canelas ou deixar a palma da mão embaixo dos respectivos pés. Permaneça na postura pelo tempo que for confortável com um mínimo de 1 minutos. Para sair da postura, flexione levemente os joelhos e desenrole a coluna devagar. A cabeça é a última a verticalizar.

Mantra: “Inspirando, me sinto descansado. Expirando, sinto-me renovado.”

  • Inspire: “Descanso”.

  • Expire: “Renovação”.


5. Savasana (Postura de Repouso)

Deite-se no chão com as pernas levemente afastadas. Deixe os braços descansarem confortavelmente ao lado do corpo e as palmas das mãos viradas para cima num gesto de receptividade. Se sua coluna lombar precisar de apoio, coloque uma almofada embaixo dos joelhos. Feche os olhos e tome consciência dos ritmos naturais da respiração e libere qualquer tensão que possa sentir. Descanse aqui por 5-20 minutos. Quando estiver pronto para sair dessa postura, role para o lado esquerdo, entrando na posição fetal. Faça uma pausa de 2 a 3 respirações, coloque o queixo no peito e pressione suavemente as mãos no chão para voltar a sentar.

Mantra: “Inspirando, me sinto vivo. Expirando, me sinto grato.”

  • Inspire: “Vida”.

  • Expire: “Gratidão”.

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page