Admiração x Inveja
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Admiração x Inveja

Atualizado: 16 de fev. de 2021

Vou contar uma historinha para vocês.


Recentemente, em 03 de março de 2020, lancei um post no blog sobre um projeto criado pela minha amiga e parceira Cler dos Florais da Deusa com o título "Jornada de autocura". Projeto que, com a parceria dos Florais, estamos desenvolvendo em conjunto sincronizando as gotinhas de amor com os Chakras através do Yoga. Alguns dias se passaram e vieram me dizer que Marya* (personagem fictícia), uma moça bonita, que fala bem e tem uma profissão superinteressante, havia “roubado” essa ideia. Na verdade o que ela roubou foi o título, não a ideia. A ideia pode ser valiosa, sim, mas quem cria tem a vantagem de ter passado por todo o processo de levá-la da ideia ao produto final. E o conteúdo, conhecimento adquirido em horas de estudo, isso Marya não pode roubar.



"Quem cria sempre estará um passo à frente de quem copia." - desconheço o autor


O plágio do título poderia passar batido se essa fosse a primeira vez. Acontece que Marya está sempre por perto espiando e copiando.


Essa historinha poderia ser ficção, mas eu e muitas pessoas passamos por isso diariamente. E hoje eu vim conversar com você que é vítima de pessoas como a Marya.


Marya é o tipo de pessoa que sofre de escassez de valor próprio. O que pode ter começado com um sentimento de admiração, virou inveja.

Quando você é vitima da inveja de alguém, você precisa escolher entre dois caminhos: ficar triste e desanimado por ver alguém roubando as ideias que você estudou e trabalhou tanto para construir ou se sentir elogiado e fortalecido para ser e criar mais e melhor.



Inveja e Yoga

A inveja também vai contra os princípios éticos do Yoga. Nos Yamas temos o Aparigraha que ensina que não devemos nutrir a cobiça e possessividade e o Asteya que incentiva a não roubar objetos, ideias e não invejar conquistas alheias.



"Seria maravilhoso ter sucesso sem ver inveja nos olhos das pessoas ao seu redor." Marilyn Monroe




Como a Admiração vira Inveja?

Quando encontramos pessoas que são mais bem-sucedidas e poderosas do que nós, caímos em admiração e/ou inveja. A admiração é vista como um sentimento positivo e nobre. A inveja, por outro lado, é um sentimento negativo e visto como ruim. Toda inveja começa como admiração.


O ponto em que começamos a pensar que as pessoas ao nosso redor estão se tornando bem-sucedidas ou inteligentes demais e, em vez de admirá-las, aprender com elas e trabalhar com elas, ficamos com inveja. A inveja prejudica nossos negócios e a nós mesmos.


A admiração é uma emoção social ou sentimento evocado por pessoas com competência, talento ou habilidade que excedem os padrões. A admiração permite o aprendizado crítico e motiva o autodesenvolvimento através do aprendizado de modelos. Quando você admira, poderá se sentir inspirado.

Já a inveja é um sentimento que "ocorre quando uma pessoa carece da qualidade, conquista ou possessão superior de outra pessoa e a deseja ou deseja que a outra não a tenha". Bertrand Russell, filósofo britânico, disse uma vez que a inveja era uma das causas mais influentes da infelicidade. As pessoas que invejam frequentemente se culpam porque outras são um reflexo do que desejam ser.


Evite a inveja do veneno, pois a comparação mata o aprendizado.

As pessoas que secretamente se sentem medíocres, mas que desejam desesperadamente ser extraordinárias, são as que têm maior probabilidade de socialmente excluir as que realmente são extraordinárias. É muito mais fácil na psique rotular alguém de esquisito ou esquisita e depois excluí-los por serem diferentes do que aceitar que não há nada de especial em você, nada que te separa do rebanho.


"Os ímpios invejam e odeiam; é a maneira deles de admirar." - Victor Hugo


Do ponto de vista existencial, a maneira de interromper o ciclo interminável de inveja é incentivar as pessoas a desenvolverem seus próprios poderes humanos únicos, para que possam se tornar extraordinários à sua maneira. Todos nós temos esse potencial dentro de nós, mas limitamos nossa visão do que é extraordinário e perseguimos definições sociais estreitas em vez de explorar onde estão nossos próprios talentos.


Lembre-se de que a suposta copiadora deve sentir-se bastante desprovida de criatividade para ter que pegar as ideias de outra pessoa e distribuí-la como sendo sua...


então se vingue fazendo melhor do que jamais poderia imaginar.



Foi esse o caminho que escolhi.


260 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page