top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Asanas e Parábolas: Virabhadrasana

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Este é o primeiro post de uma série que estou desenvolvendo e estudando sobre como cada história foi personificada por uma postura e como cada postura foi relacionado à história. O objetivo dessa série é ajudar você a explorar os asanas de uma forma mais profunda, com questões para refletir e meditar em cada postura durante sua prática.


Asana: VIRABHADRASANA é a postura do Guerreiro, e temos algumas variações como postura do Guerreiro I, II e III*.


Lenda:

Sati queria se casar com Shiva, mas seu pai não estava satisfeito porque Shiva estava em sua manifestação na forma de um asceta com o corpo coberto de cinzas. O rei, relutante concordou com o casamento e assim Sati e Shiva foram morar nas montanhas. Um dia o rei fez uma cerimônia religiosa de sacrifício aos deuses e convidou todos os deuses, menos Shiva. Sati ficou muito chateada e foi ao palácio tirar satisfação com o pai. Chegando lá, ela foi tratada friamente pelo pai e o pai começou a insultar Shiva perante todos os convidados. Sati se atirou ao fogo da cerimônia religiosa e morreu queimada. Shiva quando soube, ficou furioso e arrancou um fio de cabelo e atirou-o ao chão. Desse fio nasceu Virabhadra, um guerreiro que foi ao castelo e decapitou o rei.

Guerreiro I

Erga a região do coração. Sinta a força e estabilidade de seus braços e pernas.




Guerreiro II

Perceba a interação dinâmica entre seu corpo e sua respiração.



Guerreiro III

Sinta como o movimento para trás da perna equilibra o alongamento dos braços à frente. Perceba a respiração. Será que é fácil manter o coração aberto e a respiração calma quando você passa para a ação, especialmente uma ação defensiva?



De um modo geral a postura do Guerreiro nos convida a invocar a força que há dentro de nós para enfrentar todos os desafios da vida cotidiana. é uma postura de força e simboliza a coragem.


Sente-se de forma confortável em um local tranquilo e use esses pontos para refletir e meditar:


· De que maneira a união ou liberação das mãos afeta a sua respiração.

· Qual sua sensação de força?

· Onde você se sente mais estável e forte?

· Que pensamentos ou sentimentos surgem enquanto você sustenta cada postura?


*São conhecidas como 1, 2 e 3 não pela sequência, mas porque os números correspondem aos membros estendidos.

452 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page