Asanas e Parábolas: Virabhadrasana
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Asanas e Parábolas: Virabhadrasana

Atualizado: 11 de mar.

Este é o primeiro post de uma série que estou desenvolvendo e estudando sobre como cada história foi personificada por uma postura e como cada postura foi relacionado à história. O objetivo dessa série é ajudar você a explorar os asanas de uma forma mais profunda, com questões para refletir e meditar em cada postura durante sua prática.


Asana: VIRABHADRASANA

Vira = herói e Bhadra = Amigo

É a postura do Guerreiro, e temos algumas variações como postura do Guerreiro I, II e III, guerreiro reverso, guerreiro humilde, entre outras.


Lenda:

Sati queria se casar com Shiva, mas seu pai não estava satisfeito porque Shiva estava em sua manifestação na forma de um asceta com o corpo coberto de cinzas. O rei, relutante concordou com o casamento e assim Sati e Shiva foram morar nas montanhas. Um dia o rei fez uma cerimônia religiosa de sacrifício aos deuses e convidou todos os deuses, menos Shiva. Sati ficou muito chateada e foi ao palácio tirar satisfação com o pai. Chegando lá, ela foi tratada friamente pelo pai e o pai começou a insultar Shiva perante todos os convidados. Sati se atirou ao fogo da cerimônia religiosa e morreu queimada. Shiva quando soube, ficou furioso e arrancou um fio de cabelo e atirou-o ao chão. Desse fio nasceu Virabhadra, um guerreiro que foi ao castelo e decapitou o rei.

Virabhadrasana I (Guerreiro I)

Virabhradra vai para a festa com uma espada em ambas as mãos emergindo da terra. Isso é representado pelo Guerreiro 1. Os braços levantados do Guerreiro 1 representam Virabhadra dividindo a terra para emergir exatamente onde Sati estava.


Erga a região do coração. Sinta a força e estabilidade de seus braços e pernas.




Virabhadrasana II (Guerreiro II)

Guerreiro II representa o momento em que Virabhadra estende os braços da espada e corta a cabeça de Daksha.


Perceba a interação dinâmica entre seu corpo e sua respiração.



Virabhadrasana III (Guerreiro III)

A batalha continuou e Virabhadra continuou a lutar. Eventualmente ele encontrou o pai de Sati e em um ato final de raiva e vingança, ele cortou a cabeça de Daksha.


O Guerreiro 3 (braços estendidos para a frente) retrata Virabhadra enquanto ele se estende para pegar a cabeça decapitada do rei e colocá-la em uma estaca para exibi-la.


Quando Shiva chega ao yagna e vê os danos causados ​​por Virabhadra, ele absorve Virabhadra de volta em seu corpo. Shiva está cheio de remorso. Ele encontra o corpo sem cabeça de Dasksha, dá-lhe a cabeça de uma cabra e traz Daksha de volta à vida. Daksha fica emocionado com esse gesto generoso e chama Shiva Shankar, que significa o gentil e benevolente. Dasksha se curva com humildade a Shiva Shankar e todos os outros deuses presentes no yagna seguem o exemplo de Daksha. No entanto, quando você vai mais fundo. Virabhadra é simplesmente um guerreiro sangrento. Assim como Shiva,


Virabhadra destrói para salvar. Seu verdadeiro inimigo é o ego. O fato de ele cortar a cabeça de Daksha é um símbolo de cortar a cabeça do ego. Virabhadra está aí para nos lembrar de sermos humildes.


Sinta como o movimento para trás da perna equilibra o alongamento dos braços à frente. Perceba a respiração. Será que é fácil manter o coração aberto e a respiração calma quando você passa para a ação, especialmente uma ação defensiva?



De um modo geral a postura do Guerreiro nos convida a invocar a força que há dentro de nós para enfrentar todos os desafios da vida cotidiana. É uma postura de força e simboliza a coragem.


Sente-se de forma confortável em um local tranquilo e use esses pontos para refletir e meditar:


· De que maneira a união ou liberação das mãos afeta a sua respiração.

· Qual sua sensação de força?

· Onde você se sente mais estável e forte?

· Que pensamentos ou sentimentos surgem enquanto você sustenta cada postura?


*São conhecidas como 1, 2 e 3 não pela sequência, mas porque os números correspondem aos membros estendidos.

490 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page