Asana: TADASANA é a postura da montanha. Também conhecida como Samapada ou Samasthiti (ambas significando posição equilibrada ou igual). Portanto, ficar em Tadasana é manter-se firme e ereto, assim como uma montanha, com o peso do corpo distribuído igualmente entre as duas pernas e os dois pés.
Lenda:
A esposa de Shiva, Sati, estava morta, queimada no fogo da cerimonia realizada por seu pai. Com muita tristeza e dor pela morte da amada, Shiva perambulou pela índia carregando o corpo de Sati, até que os Deuses intervieram. Vishnu, numa tentativa de fazer Shiva desapegar do corpo de Sati, cortou o corpo de Sati fazendo com que suas partes caíssem forçando Shiva a renunciar ao corpo de Sati. Depois de muito tempo Sati renasceu como Parvarti, a filha dos montes Himalaia e da ninfa celestial Menaka.
Parvarti então saiu em busca de Shiva. Shiva abraçou Parvarti tão forte que nada podia se interpor entre eles. Shiva então se revelou como Ardhanarishvara: O senhor que é metade homem, metade mulher. Shiva e Parvarti, inseparáveis. A corporificação da não dualidade.
Tadasana
Os dois lados do corpo, embora não tenham uma simetria perfeita, são mantidos em equilíbrio, cada lado apoiando o outro com suas forças e sendo igualmente apoiados.
Enquanto executa a postura, reflita sobre esses pontos:
Você tem a impressão de que um lado é mais escuro, maior, mais forte, mais flexível que o outro? Sente que um lado é mais passivo e o outro mais ativo? Um lado é mais masculino e o outro mais feminino?
Você consegue encontrar a área intermediária onde os dois lados se unem e se sustentam?
Faça comparações entre seu lado direito e esquerdo. Qual olho enxerga melhor? Qual ouvido ouve melhor? Pense agora em seus machucados, na parte dentária, nas dores de cabeça...de que lado do seu corpo acontecem mais coisas?
Você considera que tem um lado bom, mais bonito e prefere algumas características e qualidades do seu corpo mais que do outro lado?
Inspire-se:
Pratique aceitar a totalidade de si mesmo.
Comments