top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Asanas e Parábolas: Tadasana

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Asana: TADASANA é a postura da montanha. Também conhecida como Samapada ou Samasthiti (ambas significando posição equilibrada ou igual). Portanto, ficar em Tadasana é manter-se firme e ereto, assim como uma montanha, com o peso do corpo distribuído igualmente entre as duas pernas e os dois pés.



Lenda:

A esposa de Shiva, Sati, estava morta, queimada no fogo da cerimonia realizada por seu pai. Com muita tristeza e dor pela morte da amada, Shiva perambulou pela índia carregando o corpo de Sati, até que os Deuses intervieram. Vishnu, numa tentativa de fazer Shiva desapegar do corpo de Sati, cortou o corpo de Sati fazendo com que suas partes caíssem forçando Shiva a renunciar ao corpo de Sati. Depois de muito tempo Sati renasceu como Parvarti, a filha dos montes Himalaia e da ninfa celestial Menaka.


Parvarti então saiu em busca de Shiva. Shiva abraçou Parvarti tão forte que nada podia se interpor entre eles. Shiva então se revelou como Ardhanarishvara: O senhor que é metade homem, metade mulher. Shiva e Parvarti, inseparáveis. A corporificação da não dualidade.



Tadasana

Os dois lados do corpo, embora não tenham uma simetria perfeita, são mantidos em equilíbrio, cada lado apoiando o outro com suas forças e sendo igualmente apoiados.




Enquanto executa a postura, reflita sobre esses pontos:

  • Você tem a impressão de que um lado é mais escuro, maior, mais forte, mais flexível que o outro? Sente que um lado é mais passivo e o outro mais ativo? Um lado é mais masculino e o outro mais feminino?

  • Você consegue encontrar a área intermediária onde os dois lados se unem e se sustentam?

  • Faça comparações entre seu lado direito e esquerdo. Qual olho enxerga melhor? Qual ouvido ouve melhor? Pense agora em seus machucados, na parte dentária, nas dores de cabeça...de que lado do seu corpo acontecem mais coisas?

  • Você considera que tem um lado bom, mais bonito e prefere algumas características e qualidades do seu corpo mais que do outro lado?

Inspire-se:

Pratique aceitar a totalidade de si mesmo.


158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page