top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Por que deitar do lado esquerdo?

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Quando estamos nos preparando para fazer posturas na aula de Yoga ou levantando pesos na academia, prestamos muita atenção na técnica correta de execução para evitar lesões e obter o maior benefício do exercício.


O mesmo deveria acontecer para o nosso sono.

Dormir virado para o lado esquerdo é a melhor maneira de garantir nossa saúde e bem-estar. Sempre nas minhas aulas, ao sair do Savasana (postura de relaxamento) enfatizo a importância de, ao se virar, preferir o lado esquerdo. Faço isso para que os alunos se lembrem disso ao irem dormir.


Aqui estão alguns motivos para isso:


  • Evita o refluxo

Devido à curvatura do estomago, deitar para o lado esquerdo evita o refluxo, a azia e é a melhor maneira de canalizar os sucos gástricos e ajudar na digestão.


  • Sistema linfático

O baço é o maior dos órgãos linfáticos e também é essencial para o sistema imunológico e, como sabemos, fica do lado esquerdo do corpo. Se nós favorecermos o sentido natural da gravidade desse órgão, enquanto dormimos, estaremos contribuindo para a boa direção dos fluidos.


  • Não sobrecarrega o fígado

Já o fígado, fica do lado direito do corpo, e por isso é importante deitar do lado esquerdo justamente para não sobrecarregá-lo a noite.


  • Recomendado pela medicina Ayurvédica

De acordo com a medicina Ayurvédica, dormir no seu lado esquerdo permite que o seu corpo melhor filtrar o líquido linfático e resíduos através dos gânglios linfáticos pois o lado esquerdo do nosso corpo é o lado linfático dominante.


  • Facilita a circulação sanguínea

A maior parte do coração está localizada no lado esquerdo do corpo. Por isso, quando dormimos virados para esse lado, facilitamos suas batidas e a circulação sanguínea no corpo.


Dormir virada para o lado esquerdo na gravidez


Alguns médicos recomendam especificamente que as mulheres grávidas durmam viradas para o lado esquerdo. Como o fígado está do lado direito do abdômen, deitada do lado esquerdo ajuda a manter o útero longe desse órgão. Dormir do lado esquerdo também melhora a circulação no coração e permite o melhor fluxo sanguíneo para o feto, útero e rins.


Quando a mãe dorme de costas ou sobre o lado direito, o feto poderia comprimir sua veia cava inferior, que leva o sangue para o coração. Isso diminuiria a quantidade de sangue oxigenado que volta do coração para os órgãos da mãe e, em consequência, para o bebê.


Namastê!


359 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


lucas.micheletti
May 09, 2019

Sensacional!

Like

roberto.borja55
May 08, 2019

Muito interessante isso...

Like
bottom of page