top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

8 posturas de Yoga para tratar a Enxaqueca

Atualizado: 16 de mar. de 2021


A enxaqueca é um distúrbio neurológico que traz repetidas crises de dor de cabeça, com intensidade que varia de alta a moderada. As enxaquecas são mais intensas que as dores de cabeça comuns.


Os sintomas são tipicamente caracterizados por uma dor latejante em um lado da cabeça. As crises geralmente são acompanhadas por náusea, tontura e sensibilidade à luz e ao som. As enxaquecas podem durar de algumas horas a alguns dias.

Como o Yoga pode ajudar?

O Yoga não é apenas uma abordagem holística para combater as enxaquecas, é também uma abordagem proativa para reduzir a intensidade da dor, prevenir e diminuir a frequência das crises. A enxaqueca é causada pelo distúrbio no sistema nervoso autônomo cardíaco e na regulação do sistema circulatório. Se o equilíbrio for restaurado, a probabilidade de uma enxaqueca é reduzida. No geral, o Yoga restaura e melhora o equilíbrio autonômico cardíaco através de asanas e técnicas de respiração. E o melhor, sem efeitos colaterais*.

Confira abaixo a lista Top 8 de asanas para alívio da enxaqueca:

Padmasana


A Padmasana ou a Postura de Lótus é uma postura meditativa que relaxa a mente e limpa a cabeça, reduzindo assim as dores de cabeça.

Uttanasana


Funciona no centro do corpo, pois estimula o sistema nervoso e aumenta a circulação sanguínea , acalmando assim a mente. Isso ajuda a aliviar as dores de cabeça da enxaqueca também.

Adho Mukha Svanasana


Aumenta a circulação sanguínea no cérebro, e isso funciona no sentido de curar a dor e reduzir a frequência das dores de cabeça da enxaqueca. A prática regular também pode curar totalmente o distúrbio.

Marjariasana


Conhecido como a postura do Gato, geralmente é feito em combinação com a extensão da Vaca (Bitilasana) . A combinação desses dois asanas é extremamente benéfica para o sistema como um todo, pois estimula o cérebro, melhora o foco, a coordenação e a estabilidade mental. É considerado um relaxante muscular. Também melhora a respiração e permite liberar o estresse. Todos esses fatores ajudam a se livrar da dor e dos sintomas de uma enxaqueca.

Paschimottanasana


Este asana acalma o cérebro e alivia o estresse, que são os dois principais gatilhos da enxaqueca.

Setu Bandhasana


Este asana mantém sua pressão sanguínea no controle e também acalma e relaxa sua mente. Isso ajuda a aliviar a ansiedade também. Ele aumenta o fluxo de sangue para o cérebro, o que ajuda a aliviar a dor e também os sintomas do distúrbio.

Balasana


Ajuda a alongar seus tornozelos, quadris e coxas. Quando seu corpo está esticado, seu sistema nervoso se acalma. O estresse e a fadiga são reduzidos e, com isso, as enxaquecas desaparecem.

Savasana


A postura do cadáver é o clímax final para uma ótima sessão de Yoga. Isso traz um profundo estado de descanso no corpo. A mente quase entra em um estado meditativo e, portanto, depois da prática está completamente rejuvenescido. Este rejuvenescimento também ajuda a acabar com as enxaquecas.

Além do Yoga, existem outras coisas que você pode fazer para reduzir o risco de enxaqueca:

1. Observe sua dieta. Você deve limitar sua ingestão de alimentos desencadeantes, como chocolate, álcool e cafeína.

2. Limite a exposição ao sol. Luzes brilhantes e luz do sol podem agravar as enxaquecas.

3. Mantenha uma rotina. Tente dormir sempre no mesmo horário mantendo um padrão adequado de sono, coma alimentos saudáveis e faça exercícios diariamente.

*Yoga é eficaz, e a maioria dos médicos recomendam que você faça esse exercício. Mas, certifique-se de não interromper sua medicação sem a avaliação do seu médico.


Se preferir, assista o vídeo:




Namastê!


2.279 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hozzászólások


bottom of page