top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Palming - Relaxamento intenso dos olhos e mente

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Augusto Cury afirma que uma criança de 7 anos hoje tem mais informação do que um imperador romano. É fato que estamos sobrecarregados de informações que na maioria das vezes adquirimos através da televisão, computador e celulares. Ficamos tão imersos nos aparelhos eletrônicos que não percebemos o quanto as telas prejudicam nossa saúde em geral, mas principalmente a saúde dos olhos e da mente.

No Yoga temos uma técnica que visa proporcionar um relaxamento intenso e rápido tanto para os olhos quanto para a mente. Esse método se chama Palming e foi originalmente inventado por Yogis tibetanos.

O Palming nada mais é do que cobrir os olhos com as palmas das mãos.


Quando usar o Palming?


Palming é útil como um remédio para olhos cansados, tensos e secos, quando sua visão fica embaçada após um longo dia ou quando fica com dor de cabeça. Se você tiver sintomas recorrentes como os descritos, o ideal é evitar que eles ocorram, praticando palming previamente. Ou como uma rotina regular, por exemplo, de manhã e à noite, para começar e terminar cada dia com a memória de olhos relaxados. Pense nisso como uma manutenção, como alongar os músculos após o exercício para permanecer flexível e ágil.


Como fazer o Palming da maneira correta?

  • Aqueça as mãos esfregando uma contra a outra;

  • Faça uma concha com as mãos e leve-as em frente aos olhos;

  • Certifique-se de que você não esteja tocando as pálpebras;

  • Se concentre em observar essa escuridão;

As mãos devem estar ligeiramente em concha, as bordas das palmas repousando na parte óssea ao redor dos olhos. Nenhuma pressão deve ser sentida nos próprios olhos. Deixe os dedos bem fechados para que nenhuma luz entre em qualquer lugar, sem pressionar o nariz (você ainda quer respirar facilmente). Em seguida, feche os olhos, relaxe os músculos faciais, especialmente a mandíbula, e deixe os ombros ficarem pesados. Você deseja relaxar o corpo completamente.

Se você tiver problemas para posicionar as mãos de forma que toda a luz seja excluída sem forçar as mãos, encontre um local confortável na área escura de sua casa ou invista em cortinas escuras para que possa escurecer o ambiente.

Esse é um exercício energizante que relaxa e revitaliza os músculos oculares e estimula a circulação do líquido que corre entre a córnea e a lente do olho. Além disso ele libera as tensões da mente, amenizando ansiedade e estresse.


120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page