top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Yoga e a mente

Atualizado: 15 de fev. de 2021


Através dos séculos, uma grande variedade de pontos de vista referentes à mente humana foram expostos por cientistas, filósofos e pensadores. A ciência já comprovou muitos aspectos relativos à natureza da mente, contudo muito ainda precisa ser estudado e comprovado.


A ideia que o Yoga era praticado apenas por Yogis hindus no oriente já está ultrapassada. Um grande fluxo de literatura iogue foi difundida no ocidente por aqueles que vivenciaram seus benefícios físicos e mentais, despertando um interesse cada vez maior por essa prática milenar.

O Hatha Yoga é a parte do Yoga mais popular no ocidente. É centrado no alinhamento corpóreo objetivando o equilíbrio mental e emocional. Tendo em vista que precisamos de uma filosofia de vida que nos auxilie na superação de nossas ansiedades e inseguranças, o Yoga chega à modernidade como uma filosofia de autoconhecimento transformadora.

Através do Yoga, o homem consegue dominar a própria mente, torna-se mais consciente de sua essência, desperta suas potencialidades e, consequentemente, desenvolve um entendimento muito mais profundo da vida em relação a si mesmo e ao seu próximo. Ao nos voltarmos para nosso interior descobrimos que a verdade está dentro de nós.

Assim, o Yoga se aplica a homens e mulheres de todas as épocas, raças e credos pois ele oferece aos seus discípulos um código de comportamento ético aceito universalmente que tem a capacidade de tornar o mundo um lugar aprazível para se viver.

ZORN, Willliam. Ioga para a Mente. Ed. Pensamento. SP. 1968

 

Lucia Bernadeth Ferreira

Carioca, 53 anos, cirurgiã-dentista e residente no Rio de Janeiro. Minha jornada em busca pelo autoconhecimento começou há mais de 20 anos quando comecei a praticar Yoga. Essa prática milenar foi tão importante na minha vida que deixei de ver meus pacientes apenas como um um corpo físico que precisava ser tratado e passei a enxergá-los como um ser integral necessitando ser entendido e cuidado. Visando aprimorar esses conhecimentos, descobri o Reiki e a meditação. Atualmente, estudo Medicina Ayurveda.

Para conhecer mais sobre meu perfil, acesse:

Instagran: @luciabernadeth

E-mail: luciabernadeth@oi.com.br


59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page