Yoga e Musculação
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Como o Yoga pode ajudar no seu treino de Musculação

Atualizado: 4 de jul. de 2021


Já ouvi muitas pessoas comentarem que musculação e Yoga são atividades contraditórias.


A percepção geral das pessoas parece ser que a Yoga é um meio de alcançar o relaxamento profundo, em vez de proporcionar um treino "real" para o crescimento muscular e a força. Enquanto as pessoas podem fazer musculação ou praticar Yoga para uma variedade de ganhos mentais e físicos, as duas disciplinas realmente se complementam muito bem.

A musculação ajuda na hipertrofia muscular ou seja, o ganho e aumento de massa muscular, mas em contrapartida pode resultar em encurtamento dos seus músculos. É aqui que o Yoga entra para ajudar, relaxando os músculos tensos evitando encurtamento e consequentemente lesões.


Nos treinos de musculação estamos constantemente colocando tensões e pressões significativas nos músculos e articulações através do levantamento de peso e séries com movimentos repetitivos. A incorporação da prática de Yoga em uma rotina de exercícios pode contrabalançar esse estresse corporal, incentivando um foco na respiração profunda e completa, além de melhorar a estabilização, equilíbrio, alinhamento dos grupos musculares e auxiliar na proteção das articulações do esqueleto.

Muitas pessoas, principalmente homens com músculos grandes e definidos não têm flexibilidade e reclamam da rigidez geral do corpo. Eu vejo como eles contraem seus músculos como o Hulk, mas não podem tocar os dedos dos pés. Quando você tem esse tipo de força, mas falta flexibilidade, você se torna predisposto a lesões nas costas e isquiotibiais que podem aparecer a qualquer momento.


Sem alongar, os músculos e os ligamentos são "rasgados". Yoga não é só relaxar o corpo, a prática também traz paz e alívio para a mente. Estresse no corpo é uma coisa, mas o estresse na mente é tóxico.


Força muscular no Yoga e na Musculação

O treinamento de força com pesos na musculação requer contração concêntrica. O músculo fica mais curto à medida que levanta peso. À medida que as fibras musculares se curam, geralmente adquirem uma aparência volumosa. O Yoga se baseia em uma contração excêntrica, em que o músculo se estica à medida que se contrai, dando-lhe uma aparência alongada e elegante.

Por que o Yoga é bom para o treino de musculação?

O Yoga relaxa os músculos tensos, liberando seu potencial físico com maior amplitude de movimento. Uma amplitude maior de movimento facilita o desenvolvimento eficiente da força muscular, aprimorando o desempenho na musculação.

Por que a Musculação é boa para as práticas de Yoga?

Se você pretende praticar Yoga a longo prazo é imprescindível que você fortaleça os músculos que alonga na Yoga com a ajuda da musculação. Caso contrário você se tornará flexível mas não resistirá ao estresse muscular e terá dificuldade em se manter na postura por um tempo maior.

Existem várias razões pelas quais a prática de Yoga e musculação se complementam. Aqui estão as três melhores:

  1. A yoga vai aumentar sua amplitude de movimento nos exercícios da academia, permitindo que você treine melhor.

  2. A Yoga fortalece e aumenta a flexibilidade dos músculos e tendões, evitando e prevenindo lesões, pois caso elas ocorram você ficará dias ou meses afastado dos treinos.

  3. A Yoga aumenta o fluxo sanguíneo, especialmente nas mãos e nas pernas. Garantindo maior circulação do sangue você garante maior fluxo de nutrientes e oxigênio aos músculos, essenciais para o processo de recuperação muscular (que é o processo que vai fazer os músculos crescerem).

Sim você pode e deve fazer os dois juntos. Mas evite fazer musculação logo depois de fazer Yoga. Pois a Yoga trará um relaxamento profundo para sua mente e corpo e você pode colher esses benefícios horas após a prática.

Então faça musculação primeiro. E depois yoga. Mas se você vai fazer uma coisa de manhã e outra à noite, então não há regras.

Eu pessoalmente faço Yoga e musculação em dias alternados. Isso mantém minha mente e corpo ativos diariamente.

5.600 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page