top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Yoga x CrossFit

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Yoga e CrossFit... não poderiam ser mais diferentes. Um é conhecido por sua força bruta, exercícios de alta intensidade e movimentos agressivos, enquanto o outro é conhecido por sua prática calma, relaxante e introspectiva.


Por possuírem características tão opostas quando se trata de modalidades de movimento, é comum o praticante de um não se aprofundar no outro. Mas quando visto pela perspectiva de que a intenção do CrossFit e do Yoga é estimular e fortalecer a mente e o corpo, eles são mais semelhantes do que podemos imaginar.



Como é o CrossFit?


O exercício físico em si é composto de movimentos funcionais executados em alta intensidade. É um treino de corpo inteiro e é uma combinação de cardio, levantamento de peso, ginástica e core training. O treino, com duração entre 45 e 60 minutos, pode ser bastante variado, e seu foco está em aproveitar ao máximo o tempo limitado que você tem.

Tipicamente realizado em galpões abertos conhecidos como “Box”, o CrossFit acredita que, quanto mais intenso for o exercício em um curto espaço de tempo, mais eficaz ele será. Além do aumento de endorfinas resultante do treino intenso, outro aspecto do CrossFit que agrada ao crossfiters é o ambiente comunitário e o encorajamento verbal dado pelos colegas de equipe e treinadores.


O ambiente e a prática da Yoga são bem diferentes do CrossFit, e quando um crossfiter resolve praticar Yoga, ou um Yogi resolve praticar CrossFit é importante que ambos mantenham a mente aberta.


Quão diferente é o CrossFit da Yoga?


O Yoga é uma prática individual não competitiva onde friso sempre que não devemos competir nem consigo mesmo. Não haverá aplausos dos colegas Yogis. O professor de Yoga oferecerá encorajamento, mas provavelmente não será da mesma maneira que o treinador de CrossFit gritando a plenos pulmões.


Enquanto no CrossFit queremos movimentos curtos e rápidos, o Yoga normalmente seria mais fluido - usando fluxos e sequências para aprender como criar controle e graça em movimento. Menos impulso é usado na Yoga para que os alunos possam se conectar aos aspectos mais profundos de sua força interior.


No Yoga, os alunos são encorajados a se concentrarem na respiração profunda, suave e constante, respirando preferencialmente sempre pelo nariz, enquanto no CrossFit há mais respiração pesada. No final de uma sessão CrossFit, todos os participantes costumam parabenizar um ao outro verbalmente. Ao terminar uma aula de Yoga, pode-se cantar o 'om' e dizer em uníssono 'namaste'.


O CrossFit e o Yoga são dois exercícios físicos totalmente diferentes e, no entanto, são semelhantes, pois ambos podem ser energizantes e estão enraizados no forte senso de comunidade e solidariedade. Embora a execução e a crença em como alguém deve se movimentar sejam diferentes, tanto o CrossFit quanto o Yoga capacitam os praticantes física e mentalmente.


Namastê!


246 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page