6 passos para realizar definitivamente TODAS as suas resoluções de ano
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

6 passos para realizar definitivamente TODAS as suas resoluções de ano novo

Atualizado: 31 de dez. de 2021

Já dizia Mário Quintana: "Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça..."​​


Essa é a época do ano que refletimos e ansiamos por renovação e esperança, significado e propósito, proximidade e conexão. A proposta de hoje é incentivar você a escrever. Escrever “textos terapêuticos” que possam te oferecer alguma clareza, alguma satisfação e até mesmo um entendimento revisado de como a vida foi para você, assim como você quer que sua vida seja no próximo ano.

Por que você deve escrever suas intenções? A pesquisa mostra que o próprio ato de escrever nossas intenções e objetivos resulta em maior grau de manifestação ou realização dessas intenções e objetivos. Quando você faz uma intenção clara e sincera, a VIDA se organiza em torno dessa intenção. Todos os tipos de sincronicidades, recursos e conexões prazerosas começam a acumular-se em torno de sua intenção, como que por mágica. Não é mágica, no entanto. É o poder da sua própria consciência. Faça isso em nome do seu próprio bem-estar; faça isso em nome do mundo.

Se o seu medo é o de decepcionar os outros, entenda que provavelmente você os decepcionará.

Às vezes, estabelecemos metas ou resoluções com base na pressão de outras pessoas, e não em um impulso pessoal e interno em direção à meta. Os psicólogos consideram o primeiro como "motivação extrínseca" e o último como "motivação intrínseca". A motivação intrínseca, que vem de dentro, é a mais forte. Se você suspeita que seus objetivos vêm de motivação extrínseca, considere entrar em contato com seus objetivos reais e persegui-los de todo o coração. Se o seu medo é o de decepcionar os outros, entenda que provavelmente você os decepcionará, já que perseguir metas para agradar aos outros raramente funciona - além disso, leva ao ressentimento e perda de tempo. Sendo honesto consigo mesmo e com os outros sobre suas verdadeiras ambições, você provavelmente terá mais sucesso e aumentará seu senso de autenticidade, ao mesmo tempo que abre espaço para uma verdadeira rede de apoio em sua vida.


Eu mesma perdi muito tempo correndo atrás de um objetivo que não era meu e só me realizei verdadeiramente quando vim para o Yoga, que era meu verdadeiro sonho. Conheça minha história aqui.

O ato de escrever pode trazer clareza, insight e profunda satisfação para nossas vidas, estou te dando uma tarefa de redação para o ano novo. Convido você a reservar algum tempo para explorar onde esteve em sua vida (e em seus objetivos) este ano. Em seguida, use essas perguntas como forma de estabelecer uma meta-intenção para entrar no próximo ano de maneira saudável, produtiva e inspiradora. Aprofunde-se nas grandes questões.

O que você quer no próximo ano?

Instruções:

  • Escreva as respostas devagar e atentamente.

  • Não responda todas as perguntas de uma só vez.

  • Escreva um pouco e depois medite um pouco.

  • Não escreva uma redação e não se preocupe com a forma, a criatividade ou o produto final.

  • Apenas escreva.

Agora aqui vamos nós. . .

1. Evidências mostram que essa prática de escrever e visualizar é muito construtiva para moldar sua experiência de vida. É como programar seu cérebro para certos resultados. Então, imagine que o objetivo que você definiu em 1º de janeiro do ano que passou foi cumprido e hoje é 31 de dezembro. Como é a sua vida, tendo atingido esse objetivo específico? Escreva.

- Seja específico;

- Explique condições ou espaços;

- Fale sobre como você se sente;

- Descreva seu nível de energia;

- Onde você ganhou confiança?

- Como você está conectado a seu propósito?

2. Quais passos de ação ou sistemas de apoio são necessários para atingir esse objetivo como você imaginou? Escreva-os.

3. Que nova crença, comportamento, hábito ou prática melhorou sua vida no ano que passou?

4. Que nova crença, comportamento, hábito ou prática melhoraria sua vida no próximo ano? O que seria diferente para você ou dentro de você se você adotasse essa nova crença, comportamento ou prática? Eu acho que esta é provavelmente a questão mais importante que você pode perguntar quando se aproxima o ano novo. A maioria de nós tem uma "crença" ou um hábito que nos impede de ser a pessoa que queremos ser.

5. Quais ações você considera necessárias para garantir que essa crença, comportamento, atitude ou hábito permaneça intacto durante todo o ano? Você precisa anotá-lo todos os dias? Você precisa trabalhar com um parceiro ou grupo de responsabilidade? Você precisa manter um registro das ações que suportam o novo padrão? Faça uma lista de todas as opções!

6. Finalmente, você está disposto a se comprometer com essas ações em 2019?

Se a resposta for sim, chame um bom amigo ou parceiro de prestação de contas e faça esse compromisso formalmente para ele ou ela. Peça apoio.

Se a sua resposta é não fazer esse compromisso, você pode escrever um pouco sobre o porquê você não pode se comprometer com eles agora? E então, você encontra suas razões.

Lembre-se, isso é uma escrita desleixada, não um ensaio polido. Apenas escreva! Quando terminar, coloque suas respostas no verso de seu diário ou agenda, e crie um hábito de olhar para ela de vez em quando.


As pessoas mais bem-sucedidas na vida entendem que os objetivos mais desafiadores da vida levam tempo para serem alcançados. Isso significa que, se você tropeçar no caminho do seu objetivo, a coisa mais produtiva que você pode fazer é não se considerar um fracasso - em vez disso, pergunte-se o que o obstáculo está ensinando.


Lembre-se de que suas resoluções devem existir para te apoiar, e as dicas acima destinam-se a te libertar de expectativas estáticas. A chave para o sucesso é apenas ter certeza de que as metas que você está perseguindo são realmente suas e dar a si mesmo o crédito por permanecer engajado apesar (talvez especialmente!) de encontrar desafios ao longo do caminho.


Saiba que, muitas vezes, outro grande componente da realização de metas é um senso de comunidade e apoio (sinta-se à vontade para compartilhar suas metas comigo nas redes sociais, se desejar).

Nas palavras do nosso grande professor Mohandas Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Bom conselho para o novo ano. Estou com Gandhi acreditando que mudanças pequenas e devotas de comportamento ou crença podem nos dar mais acesso à nossa bondade e sabedoria inatas e à nossa capacidade de ação correta - e isso pode começar a mudar o mundo.


Sejam seus objetivos pessoais ou profissionais, privados ou públicos, grandes ou pequenos - saiba que desejo muita sorte e coragem em todos seus esforços para qualquer resolução de Ano Novo que você deseje alcançar! Que esses esforços guiem todos nós para a luz.

87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sankalpa

bottom of page