Respiração do Leão
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Respiração do Leão

A prática de Yoga envolve muito mais do que apenas as posturas físicas. O pranayama (técnicas de respiração) é outra faceta de uma prática de Yoga completa. Assim como cada postura física (ou "asana") tem benefícios diferentes, as diferentes técnicas de respiração que você encontrará também terão seus próprios benefícios.


A respiração do leão, ou simhasana pranayama em sânscrito, é uma respiração poderosa que pode ajudá-lo a limpar o chacra da garganta, ficar mais energizado. Veja aqui do que se trata a respiração do leão, como fazê-la e dicas para manter em mente quando fizer isso.


O que é respiração do leão?

A respiração do leão é uma forma de pranayama - um exercício de respiração da tradição yogi que envolve exalações vigorosas pela boca com a língua estendida e esticada em direção ao queixo.


Essa técnica tem esse nome porque, quando você senta para respirar, sua postura se assemelha à de um leão sentado. (Em sânscrito, simha significa "leão".)


Na tradição Yogi, acredita-se que a respiração do leão ajuda as pessoas a equilibrar ou limpar os chakras da garganta e fortalecer os pulmões. É também uma respiração energizante e geralmente é feita antes de uma prática física de Yoga.


Como fazer a respiração do leão:

Antes de começar, você deve decidir sobre duas coisas: como vai se sentar e onde vai focar seu olhar (ou drishti ).


Tradicionalmente, a respiração do leão é feita na postura do leão: uma posição ajoelhada, você cruza o tornozelo direito em cima do esquerdo e senta-se com o calcanhar direito no períneo. Dito isso, a respiração do leão também pode ser realizada de pernas cruzadas, em meio-lótus, em raio, em pose de herói ou mesmo em uma cadeira.


A partir daí, você pode escolher fixar seu olhar em direção ao terceiro olho (entre as sobrancelhas), a ponta do nariz ou para cima, em direção ao teto.


Método:

  • Na posição que você escolher permanecer, coloque as mãos nos joelhos ou no chão.

  • Abra bem as pontas dos dedos, como as garras de um leão.

  • Incline ligeiramente a parte superior do corpo para a frente.

  • Inspire pelo nariz com a boca fechada.

  • Abra bem a boca e coloque a língua para fora o máximo que puder, curvando-a em direção ao queixo.

  • Expire com força com um som " ha ", sentindo a respiração vindo de dentro e passando por toda a sua língua. Mantenha a língua de fora durante toda a expiração e não tenha medo de exalar alto.

  • Relaxe o rosto e respire algumas vezes normalmente antes de fazer outra respiração de leão.

  • Repita até completar quatro a seis respirações de leão.

  • Se você estiver sentado na posição de leão, mude o cruzamento de seus pés na metade.

  • Quando as repetições forem concluídas, inspire e expire profundamente pelo nariz por pelo menos três minutos antes de prosseguir.

Benefícios da respiração do leão:


1.Pode ajudar a limpar as emoções

A respiração melhora a função dos pulmões e é benéfica para pessoas com problemas de fala, pois também ajuda a liberar emoções e trabalhar a autoconsciência.


2.Estica o rosto e o pescoço

Essa técnica também proporciona um bom alongamento para o rosto e o pescoço, sendo excelente para aliviar a tensão em ambas as áreas.


3. Ele limpa o chakra da garganta

A respiração de Leão está intimamente associada ao chakra da garganta, que gira em torno de temas de comunicação, usando sua voz, abertura e expressão.


Além desses benefícios, o pranayama, em geral, tem uma ampla variedade de benefícios e aplicações, com pesquisas mostrando que ele pode ajudar a regular o sistema nervoso, aliviar a ansiedade e melhorar a atenção e o foco.


Dicas e truques para tentar:

Dê tudo de si: Esta é uma técnica energizante, mas apenas quando você coloca seu coração nela. Tente não se preocupar com a sua aparência e concentre-se apenas em exalar todo esse ar, imaginando que está se livrando de qualquer energia estagnada ou negativa.


Envolva os três bandhas: se você estiver familiarizado com os bandhas, ou as "travas" energéticas do Yoga, também pode trabalhar com eles durante a respiração do leão. Todos os três bandhas podem ser ativados durante esta respiração, mas é melhor deixar isso para aqueles com uma boa quantidade de experiência de asana e pranayama.


Divida a prática com a respiração normal. Após encerrar a técnica, foque na respiração leve, isso ajudará a normalizar a química do sangue e equilibrar o sistema nervoso.


Riscos e efeitos colaterais

Essa respiração não é recomenda para alunos iniciantes ou pessoas que não tem experiência em técnicas respiratórias ou têm problemas respiratórios pré-existentes, já que exalações fortes podem causar trauma nas vias aéreas. Em caso de dúvida, pergunte ao seu instrutor se a respiração é segura para você tentar.


Sentar na posição de leão também não será confortável para quem tem lesões nos joelhos. Se esse for seu caso, você pode optar por se sentar em uma cadeira ou em outra posição confortável.

440 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page