top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Shitali Pranayama - respiração do verão

Shitali, Sitali ou Sheetali, também conhecido como Respiração Resfrescante, é um pranayama simples e calmante que você pode praticar quando sentir que sua energia física ou mental está "quente".



A palavra Shitali vem da palavra sânscrita Shetala, que é um adjetivo e significa frio, fresco, refrescante, e Shitali é um pranayama perfeito para equilibrar e limpar o excesso de calor.

O pranayama de Shitali acalma o dosha pitta e pode ser útil sempre que você quiser se refrescar - em épocas de calor, após uma atividade física intensa, muito tempo sob a luz direta do sol ou quando suas emoções ficam "aquecidas".

Se você praticar Shitali consistentemente durante o verão ou quando o clima está quente, começará a notar um efeito refrescante em seu corpo, mente e emoções.


Como praticar ShItali Pranayama

  1. Sente-se em uma posição confortável com a coluna reta. Feche os olhos e sintonize-se com o movimento de sua respiração.

  2. Faça um canudinho com a língua e inspire lentamente, puxando o ar pelo orificio que a curva da língua cria.

  3. Ao terminar de inspirar, coloque a língua para dentro e feche os lábios.

  4. Faça kumbhaka (retenção do ar) por um tempo confortável.

  5. Expire pelas narinas lentamente.

  6. Repita três, seis ou até vinte e sete vezes. Até você se sentir bem.

  7. Sente-se em meditação por cinco minutos ou mais e permita que os benefícios da prática esfriem e acalmem seu corpo, mente e espírito.

Observações:

  • O pranayama de Shitali é melhor praticado com o estômago vazio.

  • Se você não consegue enrolar a língua, pode praticar uma variação chamada Sitkari Pranayama. Coloque a ponta da língua atrás dos dentes inferiores, deixe os dentes fechados, sorria, abra ligeiramente os lábios. Em seguida, inspire puxando o ar pelas bochechas, fazendo um som sibilante. Isso terá um efeito semelhante ao Shithali.

  • Depois de adquirir experiência com esta prática, você pode trabalhar com a retenção da respiração. Sempre consulte um professor para obter orientação antes de trabalhar com pranayama mais avançado.

277 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page